DESTAQUEMais recentesTecnologia

Terceira idade na internet: o grande empoderamento

Por Marcus Rogério de Oliveira*

Em nosso mundo cada vez mais digital, às vezes podemos esquecer que nem todos tiveram a oportunidade de crescer rodeados pela tecnologia. Para muitos de nossos queridos idosos, o mundo da Tecnologia pode parecer um labirinto desconhecido e intimidador. No entanto, é nossa missão, como uma comunidade inclusiva e atenciosa, garantir que ninguém seja deixado para trás. Precisamos lembrar que nunca é tarde para embarcar na jornada digital. De fato, a tecnologia promete ser uma viagem emocionante para nossos idosos, cheia de oportunidades e descobertas.

Benefícios simples e tangíveis que podem transformar o cotidiano, por exemplo, videochamada, compras online, educação a distância, cuidados de saúde. Com estes maravilhosos recursos, podemos até imaginar um dia comum na vida de uma pessoa na melhor idade equipada com habilidades digitais básicas:

Na parte da manhã, elas podem usar aplicativos de meditação, para começar o dia com tranquilidade. Podem programar o dia com agendas interativas. Podem usar o WhatsApp para vídeos chamadas com a família e amigos.

Durante o dia, podem usar aplicativos para cuidar da alimentação, agendar consultas, participar de clubes de leitura online ou aulas de yoga. Podem utilizar plataformas de educação a distância para cursos de artesanato e pintura que podem trazer renda extra, além de novos hobbies.

A TI também pode ajudar a manter a mente afiada. Aplicativos que oferecem jogos projetados para melhorar a memória e a atenção como palavras cruzadas ou sudoku online. E, claro, a internet oferece a oportunidade de fazer novas amizades e até encontrar um novo amor.

À noite, eles podem relaxar assistindo filmes pelas plataformas de streaming  ou lendo livros no tablet. Se quiserem ouvir música, elas podem criar listas de reprodução personalizadas com aquelas músicas dos bons tempos. E, antes de dormir, podem verificar o tempo para o dia seguinte ou se manterem atualizados com as últimas notícias e ainda interagir nas redes sociais.

Claro, aprender a usar essas novas ferramentas pode ser um desafio. É por isso que devemos, como comunidade, apoiar nossos idosos durante essa jornada digital. Podemos oferecer cursos de introdução à vida digital ou organizar sessões de treinamento em grupos. É importante garantir que nossos idosos se sintam confiantes e seguros ao navegar online.

Cada um de nós pode dedicar um pouco de seu tempo para ajudar uma pessoa querida da melhor idade a se familiarizar com a tecnologia. Grandes e importantes projetos também podem ser criados em nossa cidade e assim, com carinho, atenção e cuidado, estaremos fortalecendo nossa comunidade e ajudando a tornar o dia a dia de nossos queridos idosos mais fácil, mais produtivo e mais divertido.

 

*Marcus Rogério de Oliveira é um renomado professor da Fatec de Taquaritinga, onde leciona desde 1995. Com um extenso currículo acadêmico, é Doutor em Biotecnologia pela UFSCar, Mestre em Ciência da Computação pelo ICMC-USP e Bacharel em Ciência da Computação pela Unoeste. Sua vasta experiência o tem levado a atuar em áreas como Banco de Dados, Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Dados e Ciência de Dados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *