UPA 24h de Taquaritinga (SP) instala “ambulatório da dengue” para atender os pacientes com sintomas da doença

Desde o dia 11 de Abril, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Taquaritinga (SP) “Wilson Rodrigues” conta com um médico para o atendimento exclusivo de pessoas que procuram a unidade com os sintomas da dengue. O horário de expediente do profissional é das 10h ás 22h.

O objetivo é melhorar e agilizar o atendimento ao público até que a situação seja normalizada. Para isso, a direção da UPA 24h também montou um “ambulatório da dengue” dentro das instalações do prédio; a decisão foi tomada depois que o fluxo de pessoas atendidas subiu quase 40% no mês de Abril.

“Diariamente, cerca de 270 pessoas eram atendidas na unidade médica; porém, neste mês de abril, o número de pacientes que procuram a UPA 24h subiu para 380 por dia. Desse total, 40% apresentam sintomas da dengue”, explicou a coordenadora da unidade, Ana Lúcia Salles Teodoro.


Atendimento na UPA 24h aumentou cerca de 40% no mês de Abril; quase a metade dos pacientes apresentam sintomas da dengue

Primeiramente, é feito o preenchimento da ficha do paciente que procura a unidade médica apresentando os sintomas da dengue. Em seguida, ele passará pela sala de triagem e, no caso da presença de, ao menos, três dos sintomas da doença, ele é encaminhado para a ala do ambulatório da dengue.

Pacientes são tratados por profissionais capacitados na UPA 24hs

Além da consulta, no ambulatório é possível fazer a conhecida “prova do laço” (exame rápido que ajuda a identificar fragilidade dos vasos sanguíneos e a tendência ao sangramento) e o hemograma, para a contagem de plaquetas. Se houver necessidade, o paciente é encaminhado para a hidratação venosa, feita com aplicação de soro e medicamentos.

A estrutura médica montada é provisória e, segundo Ana Lúcia, será feita uma reanálise do cenário epidêmico nos próximos 20 dias, para a equipe responsável avaliar a necessidade de manter o ambulatório por mais tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *