Entenda o caso da divergência em exames de Covid-19 em paciente de Taquaritinga (SP)

O Secretário de Saúde de Taquaritinga (SP), José Fonseca Neto, concedeu entrevista em uma coletiva de imprensa na sede da Prefeitura Municipal na manhã desta quarta-feira (29) para esclarecer o caso da paciente do município testada positivo para a Covid-19 que está internada no Hospital São Francisco em Ribeirão Preto (SP).

Shadow
Slider

Segundo o Secretário, a taquaritinguense deu entrada na Santa Casa de Taquaritinga (SP) com quadro de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e, na sequencia, foi transferida para Ribeirão Preto. Como o AVC era hemorrágico e a paciente apresentava alguns sintomas compatíveis com a Covid-19, a mesma foi submetida ao teste rápido composto por dois resultados (IGG e IGM), sendo que o primeiro deles deu positivo e o segundo negativo para o novo coronavírus.

Diante da divergência do teste rápido, já que o IGM havia sido negativo, a paciente foi submetida a um novo teste, desta vez o PCR, cujo resultado foi negativo, ou seja, naquele momento a paciente estava livre do vírus, o que não significa dizer que a mesma jamais tivesse tido contato com o mesmo.

Mesmo com o PCR negativo, os resultados do teste rápido foram informados pelo Hospital São Francisco a Vigilância Epidemiológica do Estado e lançados no boletim diário do município de Taquaritinga como ‘confirmado’ pelo IGG, conforme protocolos da OMS, do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde.

O estado de saúde da paciente é considerado bom e ela não apresenta sintomas sugestivos do novo Coronavírus, assim como as pessoas do seu convívio.

Fonseca finalizou a entrevista enfatizando a importância da conscientização da população sobre a prevenção e intensificação de cuidados. “Uma coisa nós temos certeza; esse vírus está próximo da gente. Ontem estávamos em uma situação na cidade que parecíamos que não estamos de quarentena. Precisamos redobrar nossa atenção e estarmos atentos aos cuidados diários”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *