Em Taquaritinga (SP): Após morte inesperada de cachorras, família encontra gomo de linguiça envenenado no quintal de casa
Depois de perder duas cachorras, saudáveis e sem doenças pré-existentes, por diagnósticos incertos, uma família residente no Jardim São Sebastião, em Taquaritinga (SP), encontrou um gomo de linguiça envenenado em cima de um dos veículos guardados na garagem da casa. O fato aconteceu na segunda quinzena do mês de Agosto e chocou os tutores dos animais.
De acordo com a proprietária da casa, duas cachorras (da raça Pitbull e Rottweiler) faleceram nos meses anteriores em um intervalo de vinte dias entre as perdas. O laudo laboratorial de ambas descreve a causa da morte como doença do carrapato e anemia.
“Minha cachorra tinha 10 anos e adoeceu de forma inesperada; foram 3 dias de sofrimento em tratamento com medicação. Infelizmente ela não resistiu e faleceu. Após 20 dias, outra cachorra de 7 anos começou a demonstrar fraqueza e chegou a realizar transfusão de sangue, mas também não conseguiu se recuperar. Nós começamos a desconfiar de que alguém pudesse estar causando esse mal à elas. Porém, não achamos nenhuma evidência de alguma coisa anormal em um primeiro momento”, disse em entrevista ao Jornal Tribuna.

Não bastasse o sofrimento de conviver com o sentimento de perda dos pets, no dia 22 de Agosto, a família se surpreendeu com o gomo de linguiça no quintal da residência. “O carro fica em frente á casinha dos meus cachorros para que ele sirva de proteção contra o vento em dias frios. Vi que tinha um objeto estranho em cima dele quando fui fechar a janela do meu quarto; assim, pedi para meu marido verificar o que era e quando ele me disse, levamos um susto. O alimento envenenado foi arremessado da calçada em direção ao local onde os cachorros dormem”, relata.
Indignado, o casal abriu o alimento e se deparou com uma substância de cor preta injetada no gomo.
Procurada, a médica veterinária Milena Guerra afirma que há chances da intoxicação ser confundida com outras patologias. “Dependendo a dose de veneno que o animal ingere, os sintomas podem ser relacionados a outras doenças que desencadeiam a hemorragia, como a conhecida Doença do Carrapato. Em casos como este, o envenenamento não está descartado”, conclui.
A preocupação da família também gira em torno das crianças que moram na casa e que poderiam ter encontrado o alimento caso ele caísse em alguma superfície baixa.
O caso já foi registrado na Delegacia de Polícia e segue em investigação. Até o momento, o autor da crueldade não foi identificado.