Taquaritinga(SP): Covid-19 cancela bloco de carnaval Batatão pela primeira vez em 40 anos

(Reportagem: G1 Ribeirão e Franca)

Pela primeira vez em 40 anos, Taquaritinga (SP) não terá a folia do bloco Batatão durante o carnaval, cancelado em virtude da pandemia de Covid-19. O evento costuma reunir de 30 a 35 mil pessoas por noite.

O grupo, criado em 1981 por quatro amigos, ainda não tem data para a realização dos festejos neste ano e aguarda dias melhores com o novo Coronavírus para levantar os foliões da região, segundo o secretário municipal de Cultura, Thiago Duarte.

“Nós já estávamos preparados nesse momento para fazer esse cancelamento, entendendo que nesse momento, ainda a crise sanitária não está controlada no nosso país e no mundo. (…) Essa festa só acontecerá quando realmente de fato for seguro, tanto pra nossa população quanto para os foliões que vierem aqui prestigiar o carnaval de Taquaritinga, mas nesse momento não existe quaisquer planejamentos de uma possível festa”.

Taquaritinga (SP) está na fase vermelha e mais restritiva do Plano São Paulo por pertencer à Diretoria Regional de Saúde III, com sede em Araraquara (SP). O município seguiu a determinação estadual de cancelar o ponto facultativo durante o carnaval e também emitiu um decreto que estabelece multa de R$ 10 mil a R$ 150 mil para quem for pego fazendo festa.

“Ficam proibidas também outras festas em repúblicas, em chácaras, em edículas, em lugares particulares”, explica Duarte.

Batatão 40 anos:

O Batatão comemora 40 anos em 2021, mas o trio elétrico que carrega o nome do bloco está parado no pátio da Prefeitura.

O grupo surgiu em 1981 por meio do bloco Batata Doce, que organiza os festejos de carnaval nas ruas da cidade.

De início, a festa acontecia com uma perua adaptada com caixas de som. O veículo ficava na esquina das ruas Campos Salles e Marechal Deodoro, perto de um dos clubes da cidade.

Quem não podia entrar nos clubes, festejava com a perua nas ruas.

A quantidade de festeiros foi aumentando ano após ano até que em 1989 o Batatão, que já havia conquistado um trio elétrico com ajuda dos foliões, emplacou de vez.

Hoje, é uma das principais atrações carnavalescas do interior de São Paulo. Em 2020, a festa reuniu 130 mil pessoas durante os dias de carnaval.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *