DESTAQUEMais recentesSaúde

Saúde inicia visitas domiciliares do projeto que visa eliminar o tracoma

A Secretaria de Saúde de Taquaritinga iniciou visitas domiciliares na quinta-feira (11), em continuação do projeto que visa eliminar o tracoma, uma doença inflamatória ocular causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, que pode levar à cegueira se não for tratada adequadamente. O projeto conta com a participação dos agentes comunitários de saúde das Unidades de Saúde da Família “Italo Curti” e “Dr. Nevio Ozzetti”, que visitaram as áreas mais vulneráveis da cidade para coletar dados sobre a saúde ocular dos moradores.

O tracoma é uma doença que afeta principalmente crianças que vivem em condições precárias de higiene e saneamento básico. Os sintomas incluem coceira, vermelhidão, secreção e sensibilidade à luz nos olhos. O tratamento é feito com antibióticos orais e tópicos, que devem ser seguidos rigorosamente para evitar a transmissão e o agravamento da doença.

Na segunda etapa do projeto, uma equipe de saúde de São Paulo, vinculada ao Centro de Oftalmologia de São Paulo, irá realizar exames oftalmológicos nas áreas selecionadas, para confirmar o diagnóstico e indicar o tratamento adequado. O objetivo é reduzir a incidência e a gravidade do tracoma na população de Taquaritinga, e contribuir para a meta global de eliminar a doença como causa de cegueira até 2030.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *