Em Taquaritinga (SP): Projeto do Butantan detecta quase 130 moradores com Covid-19 durante testes em residências

A primeira fase do projeto que o Instituto Butantan está desenvolvendo em Taquaritinga (SP), chamado de ‘isolamento inteligente’, detectou quase 130 pessoas contaminadas com a Covid-19. Os moradores eram assintomáticos ou possuíam sintomas leves da doença, mas não sabiam que estavam contaminados.

Após o diagnóstico positivo, os pacientes receberam as orientações sobre como cumprirem o período de isolamento de forma correta, além de iniciarem o tratamento médico indicado para cada caso. 

A testagem ocorreu em 450 casas, durante os primeiros cinco dias, e mais de 1.100 moradores fizeram o teste-rápido nos imóveis sorteados.

A ação é uma das etapas que consiste na detecção de casos (sintomáticos e assintomáticos) mediante visita em residências da cidade, para medidas mais eficazes de contenção da transmissão. De acordo com o coronograma estabelecido, as ‘testagens em massa’ deverão ocorrer a cada quinze dias em locais estratégicos, estabelecidos pelos profissionais que conduzem o estudo.

Monitoramento através do aplicativo:

Para baixar o aplicativo e contribuir com o projeto, basta acessar as plataformas Apple Store ou Play Store e procurar por Global Health Monitor. Depois, é preciso fazer o cadastro e preencher os dados solicitantes. As informações dos participantes serão anonimizadas, mantidas em sigilo e comporão um banco de dados capaz de auxiliar políticas públicas e estratégias locais para o isolamento inteligente, evitando alta nos casos e a necessidade de medidas restritivas mais duras nas cidades.

Para validar o cadastro, é necessário inserir um código enviado ao e-mail do usuário. É imprescindível que o munícipe informe seu CPF, pois somente assim conseguirá acessar o resultado do exame através do aplicativo.

Caso o morador já tenha sido vacinado, é preciso clicar no ícone Carteira de Vacinação e preencher os campos.

Para ajudar no combate à pandemia e os impactos locais, cada morador cadastrado deverá realizar uma autoavaliação diariamente e antes de sair de casa, respondendo questões rápidas sobre sintomas, contato com indivíduos infectados, hábitos de prevenção e transporte, vacinação, distanciamento, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *