Em Taquaritinga (SP): Procura e adesão pela Energia Solar crescem após aumento na conta de luz

O aumento na conta de luz, sentido consideravelmente no bolso do consumidor neste ano, fez a procura e adesão pela Energia Solar aumentarem em Taquaritinga (SP). A bandeira vermelha, inserida nas contas desde Agosto pela grave crise hídrica que a região enfrentou, impulsionou o interesse dos moradores em adotarem alternativas que reduzissem os gastos com essa fonte essencial.

Em entrevista ao Jornal Tribuna, Milton Arruda de Paula Eduardo Júnior, fundador da Info Work & Energia Solar – empresa pioneira na venda e instalação de energia renovável na cidade e região -, disse que a procura subiu pelo sistema que, antes, era visto como um investimento de alto custo e inacessível. “Estamos no mercado desde 2016 quando a ANEEL regulamentou o serviço com as concessionárias. Desde então, houve uma evolução muito grande na procura ano a ano quando o assunto foi tomando maior proporção. Hoje estamos trabalhando no nosso limite máximo de venda diária possível”, relata.

A nova revisão da Lei, que garante isenção da taxa até 2.045 para quem colocar o sistema ainda este ano, financiamentos em até 72 vezes e evidências de que a conta de luz ficará cada vez mais cara são alguns dos motivos que convenceram as famílias a aderirem a Energia Solar.

Para o consumidor que ainda possui dúvidas, a Energia Solar é a energia eletromagnética cuja fonte é o Sol. Ela pode ser transformada em energia térmica ou elétrica, sendo aplicada em diversos usos.

Há dois tipos de sistema; o Ongrid (conectado na rede da concessionária e injetando energia a ser convertida como créditos) e Offgrid (desconectada da concessionária e armazenando a energia gerada em baterias).

O sistema funciona com placas solares que geram energia em contínua corrente, passando por um inversor e transformada em corrente alternada, gerando a fonte no padrão que os equipamentos domésticos aceitam.

Geralmente, todas as residências são adeptas a receberem a instalação, sendo desnecessária qualquer mudança ou obra para a implantação das placas. “Não existe nenhuma limitação, apenas é necessário ser feita a analise do telhado para calcular o espaço e a posição em relação ao melhor ponto de geração. Não existe a necessidade de uma obra, mas é imprescindível que o telhado esteja em boas condições. Os técnicos analisarão o padrão de entrada do cliente para saber se aceita a carga a ser instalada ou se deverá sofrer adequações. Toda a instalação é feita por profissionais capazes de levar ao cliente a melhor experiência”, explica Milton.

Para maior durabilidade e garantia de economia financeira, o empresário enfatiza a importância da responsabilidade do consumidor na hora de optar pelo revendedor que ofertará o sistema. “É muito importante comprar o sistema de um fornecedor que trabalhe com as marcas ‘Top 10’ do mercado mundial; assim, o sistema poderá ter até 30 anos de vida útil. Hoje estamos tendo uma avalanche de empresas, pessoas e marcas querendo usufruir da alta procura pela Energia Solar e isso coloca a qualidade do sistema em diversos perigos; um deles, certamente será a vida útil do equipamento”, enfatiza.

Quanto a manutenção, o taquaritinguense afirma que é necessário apenas manter a limpeza máxima dos módulos, principalmente, na época de estiagem.

O empresário garante que um bom sistema vai produzir energia suficiente para derrubar o gasto do cliente ao mínimo: 100 kwh na ligação trifásico e 50 kwh na ligação bifásico. Sendo assim, quanto mais o cliente gasta, mais vai sentir a economia, podendo chegar a 95%.

Os valores do sistema são proporcionais a necessidade de cada família. “Podemos afirmar que o consumidor que não tem Energia Solar hoje paga o mesmo valor dos que já aderiram as placas e efetuaram um financiamento para isso, trocando apenas o fato de estar pagando o que é seu com data certa para acabar. Praticamente todos os bancos já operam com taxas exclusivas para energia sustentável em até 72 meses para pagar, com carência de até 120 dias”, finaliza.

A Info Work & Energia está instalada na Rua Prudente de Moraes e é uma das primeiras empresas do setor de todo o Brasil. A empresa já soma mais de 300 instalações, divididas em residências, comércios e imóveis rurais. Além de possuir toda a certificação necessária, a loja trabalha com as marcas reconhecidas mundialmente. Para orçamento, basta enviar a foto da conta de energia para um dos vendedores de plantão, através do Whatsapp (16) 3252-3535.

(Foto: Info Work)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.