Saúde

Prefeitura de Olímpia (SP) emite comunicado sobre falso surto de meningite na cidade

Na tarde da última sexta-feira (7), a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Olímpia (SP) emitiu um comunicado para esclarecer a falsa notícia de que o município estaria passando por um surto da doença meningite. A nota de esclarecimento foi publicada após diversas informações em redes sociais serem compartilhadas, alertando sobre o perigo que a população da cidade estaria enfrentando.

 

Dentre os enganos repassados em mídias e grupos de Whatsapp, a autarquia municipal desmentiu o possível fechamento do parque aquático “Thermas dos Laranjais” até o mês de Janeiro do próximo ano. O local é o principal ponto turístico da cidade e as notícias falsas estariam prejudicando a ida de turistas no clube de lazer, principalmente neste mês de Dezembro, onde as férias escolares tiveram início.

 

O boato se iniciou após duas pessoas morrerem, supostamente, por causa da enfermidade. O último caso ocorreu na semana passada, onde um menino de apenas 7 anos faleceu depois de ter sido contaminado pela meningoencefalite viral, um tipo de meningite que atinge o cérebro e as membranas que revestem o sistema nervoso central. A Prefeitura afirma que os casos são isolados, mas que as aulas da rede pública foram suspensas a partir desta segunda-feira (10), como medida imediata de prevenção.

Confira a nota emitida Prefeitura Municipal de Olímpia (SP):

 

“A Prefeitura de Olímpia esclarece que não há nenhum surto de meningite no município. O surto ocorre apenas quando os casos da doença são registrados num mesmo espaço, o que não aconteceu no município, uma vez que os dois pacientes que vieram a óbito não possuíam nenhum vínculo de bairro, escola, idade, além de não terem ocorrido no mesmo mês, tratando-se de casos isolados. Ressalta ainda que uma única criança permanece internada em observação, mas se recupera bem. A Saúde volta a reforçar que não há motivos para pânico e que a cidade está preparada para atender a população e os visitantes. O município solicita a colaboração da sociedade para não compartilhar informações inverídicas e de alarmismo e acrescenta que algumas medidas anunciadas foram adotadas, por precaução, atendendo pedido dos próprios moradores como forma de tranquilizar a população.”

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *