Em Taquaritinga (SP): Mulheres se reúnem para trocarem experiências sobre maternidade no “I Encontro de Mães”

Aconteceu no dia 20 de Outubro, em Taquaritinga (SP), o “I Encontro de Mães”, reunindo cerca de doze mulheres que, recentemente, tiveram filhos e decidiram se encontrar para trocarem experiências e compartilharem dúvidas que surgiram com a maternidade.

A estudante universitária Maryah Ramalho (mãe do Benício) e a auxiliar administrativa Tamires Oliveira Boschini (mãe da Helena), foram as organizadoras do encontro. Em entrevista ao  Jornal Tribuna, elas contaram que a ideia de planejar a roda de conversa surgiu em um grupo de Whatsapp, também criado por elas, onde as participantes conversam sobre a vida após a chegada dos filhos. “O grupo foi criado no dia 10 de Setembro deste ano e, inicialmente, contávamos com doze mães; hoje temos cinquenta e seis mulheres de Taquaritinga e também da região. Diariamente, trocamos experiências sobre cada fase dos nossos bebês, dicas de alimentação, preço e reações das vacinas, promoções de fraldas e artigos infantis. Até dividir o frete de produtos que compramos pela internet nós já fizemos”, relata Maryah.

Tamires (mamãe da Helena) e Maryah (mamãe do Benício) montaram o grupo no Whatsapp com o objetivo de compartilhar experiências e tornar a maternidade mais leve (Fotos: Arquivo Pessoal)

A reunião aconteceu em um salão de festas de um prédio onde uma das mães reside e foi tão produtivo que as organizadoras já agendaram uma nova data para o próximo encontro. Durante as horas que estiveram juntas, as mães interagiram e perceberam que algumas situações que passam na rotina fazem parte do desenvolvimento dos bebês e isso contribui para que a maternidade seja vivida com muito mais leveza. “Nesta última semana, algumas meninas comentaram sobre a importância do grupo na vida delas, principalmente aquelas que tiveram depressão pós-parto. Além de tudo o que citamos, o grupo também acaba sendo um espaço de apoio psicológico”, enfatiza Tamires.

Tamires e Maryah finalizam contando que, futuramente, pretendem ampliar as atividades do grupo para que o companheirismo das mulheres alcance um número maior de mães.  O “II Encontro de Mães” acontecerá no dia 14 de Dezembro.

Deixe uma resposta