Tema, data e horário: Secretário da Cultura anuncia novidades para o Desfile Cívico de Taquaritinga (SP)

O tradicional desfile cívico de Taquaritinga (SP), um dos principais eventos realizado durante as comemorações do aniversário da cidade no mês de Agosto, terá algumas alterações para a próxima edição. Em entrevista para o Jornal Tribuna, o Secretário de Cultura e Turismo, Thiago Duarte, anunciou algumas das novidades com exclusividade.

Shadow
Slider

Tema: Como ocorre todos os anos, os representantes das instituições participantes da festiva se reúnem com os secretários municipais Thiago Duarte (Secretário da Cultura) e Neide Salvagni (Secretária da Educação) para decidirem qual tema que será trabalhado na apresentação. Este ano, depois de uma ampla discussão, decidiu-se pela temática “Ilustres Taquaritinguenses”. Segundo Thiago, a ideia inicial era homenagear os patronos das escolas, como por exemplo, Armando de Castro Lima e Modesto Bohrer; entretanto, há instituições que possuem personalidades religiosas em seu nome, como é o caso da ETAM “Santa Cecília”.

Foi a partir de um consenso entre os profissionais envolvidos que o tema citado foi escolhido. “Foi uma decisão democrática entre todos os participantes da reunião, principalmente depois de ouvimos a opinião dos professores das escolas, que são os profissionais que convivem no dia-a-dia com os estudantes, para saber quais são os temas que os alunos gostam e precisam trabalhar. Depois de muita conversa, a temática foi decidida. Também pedi para que cada organizador “saísse um pouco da caixa”, ou seja, usasse a criatividade no momento da escola do homenageado. Além das personalidades já conhecidas na nossa cidade, também há muitas pessoas dentro da escola ou da comunidade que realizam trabalhos ilustres e que devem ser lembradas em momentos como este”, disse.

Mudança de data:  Há alguns anos, a organização costuma agendar o desfile cívico para o segundo domingo do mês de Agosto, o que coincide com a festiva de “Dias dos Pais” e, muitas vezes, com a Festa do Peão da cidade. Em 2019, Thiago decidiu alterar a data e o desfile acontecerá no dia 18 de Agosto, terceiro domingo do referido mês.

Local e horário: O desfile será mantido na Avenida Paulo Roberto Scandar, no mesmo percurso e está programado para ter início ás 8h30; com 30 minutos mais cedo do que costumava ser iniciado. Na última edição, em 2018, foram cerca 5 horas de desfile, mas Thiago garante que esse tempo será otimizado.

Feito habitualmente na Rua Prudente de Moraes, o desfile cívico foi transferido para a Avenida Paulo Roberto Scandar pela primeira vez em 2018. A decisão tomada por Thiago Duarte agradou a maioria dos munícipes, tanto os que participam quanto os que assistem a festiva. A organização espera que a edição deste ano seja ainda mais bonita. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *