Taquaritinguense é o novo diretor científico da Associação Médica Brasileira

O médico taquaritinguense e diretor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), Prof. Dr. José Eduardo Lutaif Dolci, assumiu a Diretoria Científica da Gestão 2021-2023 da Associação Médica Brasileira (AMB). A cerimônia de posse da nova gestão aconteceu no dia 8 de Janeiro, de forma híbrida: uma parte dos integrantes da mesa diretora participou da solenidade na sede da Associação Paulista de Medicina (APM), anfitriã do evento, enquanto outra parte compôs a mesa virtualmente. Mais de 300 médicos das diversas regiões do país acompanharam a posse – quase a totalidade, a distância.

Durante a cerimônia, representantes das entidades médicas e estabelecimentos de saúde manifestaram-se a favor da união das associações, conselhos e sindicatos, visando a defesa de pautas comuns para valorização dos médicos e assistência de qualidade aos cidadãos.

Em entrevista ao Jornal Tribuna, o médico disse como se sente diante do novo desafio. “Ser diretor científico desta entidade é uma honra e uma responsabilidade muito grande. O Departamento Científico da AMB congrega todas Sociedades e Federações de Especialidades do país e são elas que conduzem conhecimento científico para a classe médica. Coordenar tudo isso é uma grande responsabilidade. Ainda, embaixo deste mesmo ‘guarda-chuva’, existe a Revista da AMB e as diretrizes que são fundamentais para o Ministério da Saúde e extremamente importantes para que a saúde suplementar possa ter um guia de como deve ser feito o tratamento para uma determinada doença, como por exemplo, a Covid-19, que é um trabalho que estamos preparando para divulgarmos em breve. Estou muito feliz e certo que terei muito trabalho pela frente, mas tenho total satisfação de poder estar fazendo alguma coisa de útil para a sociedade médica de uma maneira geral”, declarou.

Graduado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em 1978, o taquaritinguense concluiu o Doutorado na área de Otorrinolaringologia na Universidade de São Paulo em 1994. Além disso, foi membro do BOARD of Directors da International Federation of Othorrinolaringology Societies e Presidente da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial.

Dr. José Eduardo também é editor-associado da Revista Brazilian Journal of Otolaryngology (área de cirurgia plástica facial) e, em Maio de 2005, foi convidado pela Provedoria para exercer o cargo de Diretor do Departamento de Otorrinolaringologia da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo – função que exerceu até abril de 2011.

Atualmente, é professor-titular de Otorrinolaringologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, diretor do curso de Medicina e o coordenador-geral dos cursos Stricto e Latu Senso da Coordenadoria de Pós Graduação e Pesquisa da mesma instituição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *