Sindicato Rural de Taquaritinga (SP) abre novas turmas para cursos gratuitos em Novembro

O Sindicato Rural de Taquaritinga (SP), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SP) abriu 96 vagas para oito cursos gratuitos de capacitação profissional. O anúncio foi feito no início do mês e os organizadores estão recebendo as inscrições dos interessados. 

O cadastro deve ser feito somente por contato telefônico, através da secretaria do Sindicato (16) 3252-2175 ou pelo WhatsApp (16) 9.9993-5119.

Os cursos oferecidos são: Nutrição, Alimentação Saudável, Agrotóxicos, Processamento Artesanal de Produtos de Higiene e Limpeza, Aplicação de Agrotóxicos com Pulverizador de Barra, Artesanato Em Sementes (Bijuterias), Operação de Máquinas Agrícolas em Agricultura de Precisão e Processamento Artesanal de Pães.

As vagas são voltadas para homens e mulheres que trabalham no campo ou desejam se inserir neste segmento. Confira os detalhes de cada curso: 

– NUTRIÇÃO – Dia 03 de Novembro / A partir de 14 anos / 12 Vagas:

Como é crescente a preocupação com a saúde e bem estar das pessoas, este curso propicia informações sobre nutrição como hábito preventivos, evitando que venham a desenvolver problemas de saúde devido a má alimentação por falta de conhecimento e também ensinando a preparar as receitas com alimentos do dia-a-dia sem acrescer no orçamento doméstico.

– ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL  – Dia 09 de Novembro / A partir de 14 anos / 12 Vagas:

Alimentação saudável é um tema que vem sendo amplamente nos últimos anos. Este programa vem oferecer informações sobre a riqueza dos alimentos, alimentação alternativa e funcional, as funções dos nutrientes, higiene e até oferece uma sugestão de cardápio. Em geral, o programa possibilita ter uma melhor qualidade de vida com informações sobre a escolha de alimentos saudáveis de acordo com a região em que os produtores, trabalhadores e seus familiares estão inseridos e, consequentemente, colaborar para a promoção da saúde física para a prevenção de doenças.

– AGROTÓXICOS – USO CORRETO E SEGURO (NR 31.8) – De 9 a 11 de Novembro / De 16 a 60 anos / 12 Vagas:

Este curso é de extrema importância e interesse dos produtores e trabalhadores, pois é pautado pela segurança de quem irá manusear por meio da correta utilização dos EPI’s, conhecimentos dos primeiros socorros bem como a preservação do meio ambiente, com o conhecimento da aplicação e descarte correto dos agrotóxicos.

– PROCESSAMENTO ARTESANAL DE PRODUTOS DE HIGIENE E LIMPEZA –  De 12 a 13 de Novembro / A partir de 18 anos / 12 Vagas:

Neste curso os participantes aprenderem a confeccionar produtos de higiene e limpeza de forma artesanal, adicionando mais conhecimentos, na transformação dos produtos caseiros, representando um aumento da renda familiar, possibilitando uma economia na compra dos produtos de limpeza, bem como um ganho extra.

 – APLICAÇÃO DE AGROTÓXICOS COM PULVERIZADOR DE BARRAS – De 16 a 18 de Novembro / A partir de 18 anos / 12 Vagas:

O curso capacita os produtores e trabalhadores a utilizarem o aplicador de agrotóxicos evitando desperdícios, pois aprendem sobre regulagem dos bicos, a realizar manutenção no equipamento e a lavá-lo. Dessa forma, se obtém uma aplicação homogênea, sem desperdício de matéria prima e de forma eficaz. Este curso é tão importante e exigido por força de Lei que torna obrigatório a apresentação do certificado de conclusão em fiscalização trabalhista.

 – ARTESANATO EM SEMENTES (BIJUTERIAS) – De 17 a 19 de Novembro / A partir de 16 anos / 12 Vagas:

Serão confeccionadas bijuterias utilizando técnicas artesanais e como matéria-prima sementes de diversas variedades possibilitando a criação de obter objetos diferenciados.

– OPERAÇÃO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS EM AGRICULTURA DE PRECISÃO – De  23 a 25 de Novembro / A partir de 18 anos / 12 Vagas:

Com a tecnologia, a mecanização agrícola está evoluindo e, cada vez mais, são lançadas no mercado máquinas com diversas funcionalidades. Com este curso serão aptos a operar máquinas e equipamentos agrícolas com o sistema de navegação por satélite (GNSS), barra de luzes e até mesmo piloto automático. Dessa forma o produtor e trabalhador rural terão que acompanhar tais mudanças para que possam se beneficiar da tecnologia que facilita o trabalho, ajuda a gerenciar a propriedade, reduzindo custos, otimizando o tempo e ajudando na tomada de decisão.

– PROCESSAMENTO ARTESANAL DE PÃES – De 24 a 25 de Novembro / A partir de 16 anos / 12 Vagas:

Com o crescente interesse por produtos naturais e sem aditivos, este curso, será muito importante para as produtoras e trabalhadoras rurais, pois é mais um complemento para renda familiar, com os produtos agrícolas locais e consumo próprio. Tanto doces como salgados, pode-se usar a criatividade e obter produtos exclusivos, nutritivos e saborosos.

O Sindicato Rural vem qualificando produtores, trabalhadores e seus familiares para o trabalho no campo conforme as leis governamentais exigem e, também, realizando trabalhos de promoção social. Todos os cursos possuem aulas teóricas e prática. Essa parceria iniciou-se há 28 anos e fornece, de forma gratuita, apostila, café da manhã, almoço, lanche da tarde e os materiais das aulas práticas.

A projeção de investimento até o final de 2020 é de cerca de R$165 mil na formação de aproximadamente 327 pessoas.

O investimento ao longo destes 28 anos de parceria até o final de 2020 passará de R$ 2 milhões, com 12.120 pessoas capacitadas e 647 cursos realizados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *