Santa Casa de Taquaritinga (SP) passa a divulgar boletim com número de internações de pacientes com Covid-19

A Santa Casa de Taquaritinga passou a divulgar, desde quarta-feira (15), um boletim com a relação de pacientes internados com confirmações ou suspeitas da infecção de Covid-19. O documento será disponibilizado diariamente, ás 10h, nas redes sociais da unidade hospitalar.

A iniciativa estava sendo planejada pela diretoria há semanas, desde que houve divergências nos números divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde em seu boletim epidemiológico. A primeira ocasião ocorreu no início do mês, quando a pasta informou que os leitos de Unidade de Terapia Intensiva estavam totalmente ocupados; entretanto, o número de internações correspondia a apenas 1/3 da ala, segundo a administração. 

Estrutura com novos leitos de UTI montada para acolher pacientes com Covid-19 na Santa Casa de Taquaritinga (SP)

Em uma sequencia de dados opostos, a Santa Casa elaborou o próprio informativo contendo o número que ocupação de leitos em enfermaria e na UTI. O número diz respeito aos pacientes  do Sistema Único de Saúde (SUS) e de convênios particulares.

Em entrevista ao programa Jornal Planeta News, feito pela Rádio Planeta Verde, o secretário José Fonseca Neto disse que a equipe responsável reproduzia os dados que a unidade hospitalar transmitia à Saúde, sem alterações ou modificações.

A Santa Casa, no seu primeiro boletim, fez constar ainda as seguintes considerações:

“Considerando a necessidades de sempre transmitir com transparência as informações desta Santa Casa, a partir desta data passaremos a publicar o nosso informativo diário, reproduzindo inclusive as informações dos dias 14 e 15/09/2020. Lembrando que esses números, idênticos, são repassados diariamente, à Secretaria Municipal de Saúde, até as 10h, como também ao Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde, em conformidade com as orientações dos referidos órgãos, sendo os dados referentes ao dia anterior  (das 0h às 23h59).”

Como forma de solucionar o desencontro, a Secretaria de Saúde optou por retirar as informações referentes às internações de pacientes com Covid-19 do boletim epidemiológico municipal. Agora, os dados poderão ser conferidos somente pelo documento emitido pela Santa Casa.

Boletim divulgado pela Santa Casa de Taquaritinga nesta sexta-feira (17)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *