CulturaDESTAQUEMais recentes

Jardineira da Tarde continua sendo a melhor atração do Carnaval

O Carnaval 2024 de Taquaritinga foi um sucesso de público e alegria. Além dos foliões locais, que esperam ansiosamente a festa, a cidade recebeu milhares de turistas, que curtiram as diversas atrações promovidas pela Prefeitura e por clubes. O quarentão Trio Elétrico Batatão mostrou que ainda tem força para agitar o público, com sucessos de ritmos como axé, samba, pop e marchinhas inesquecíveis.
O destaque, mais uma vez, foi a Jardineira da Tarde, cordão que desde 2009 cresce em tamanho. Nas duas apresentações – sábado e segunda-feira – quase 30 mil pessoas superlotaram o centro da cidade, ao som das bandas contratadas. A magia dessa festa é que, apesar da multidão, tudo transcorreu sem nenhum incidente, uma vez que os organizadores elegem a segurança como prioridade.
O corso carnavalesco, no domingo e na terça, contou com a participação dos blocos e escolas de samba filiados à Liga das Escolas de Samba de Taquaritinga. Um dos pontos altos deste ano: não houve atrasos nos desfiles, o que fez com que o público pudesse ver todas as atrações, do começo ao fim.
O Carnaval popular de Taquaritinga, um dos melhores do interior paulista, gera emprego e renda para a cidade, movimentando o comércio, a hotelaria e o turismo. Tanto que a possibilidade de cancelamento da festa – ou parte dela – provocou preocupação. Mas, ao contrário, 2024 ficará marcado como a volta triunfal do evento, após os anos de pandemia.

Salão

O Clube Náutico Taquaritinga promoveu cinco dias de festa, com bandas de vários estilos – do rock ao samba. Destaque para a organização e a participação maciça dos sócios – só no camping, um recorde de 90 barracas. O Clube Anos Dourados (Velha Guarda) promoveu dois bailes, no sábado e no domingo, com direito a canja na madrugada para os participantes.

Irreverência

A abertura “extraoficial” do Carnaval foi na sexta-feira, com o bloco satírico “Espanta Gente”, que desfilou da Matriz de São Sebastião até o Bar do Tadao. O enredo foi “Quando o rei do Cangaço curvou-se ao rei Momo – Um relato da alegórica incursão do bando de Lampião pela terra de Bernardino Sampaio”. Os foliões, com fantasias de cangaceiro, apresentaram um cordel contando as peripécias de Lampião por tradicionais fazendas de Taquaritinga até a chegada ao Carnaval.

Foto: Marcelo Legnini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *