Hospital de Olhos de Taquaritinga (SP) realiza os primeiros transplantes de córnea em moradores da cidade

O Hospital de Olhos ‘Manoel Dante Buscardi’, de Taquaritinga (SP), realizou os primeiros transplantes de córnea na unidade médica. As cirurgias foram realizadas na segunda quinzena de Novembro e na primeira semana de Dezembro de 2020 e os pacientes são moradores da cidade.

O primeiro transplante aconteceu na manhã de 17 de Novembro, em uma idosa de 72 anos, que recebeu a córnea do Banco de Olhos de São José do Rio Preto/SP. A cirurgia durou cerca de uma hora e foi realizada pelos médicos Dr. José Eduardo Pazin e Dr. Leonardo Tannus Malki.

Já o segundo procedimento foi realizado no dia 1 de Dezembro, também pelo médico Dr. José Eduardo Pazin, em um homem de 47 anos. O órgão foi procedente do Banco de Olhos de Ribeirão Preto/SP.

Ambas as cirurgias tiveram o acompanhamento do anestesista Dr. Paulo Tadeu de Mello.

Dr. José Eduardo Pazin e Dr. Leonardo Tannus Malki, médicos que realizaram os primeiros transplantes de córnea em moradores da cidade

De acordo com o presidente, João Furtado, os pacientes estão em fase de recuperação. “Os procedimentos foram muito bem sucedidos. Agora, a equipe responsável faz o monitoramento dos taquaritinguenses, mas todos evoluem de forma positiva”, disse em entrevista ao Jornal Tribuna.

Atualmente, oito pessoas atendidas no Hospital de Olhos aguardam na fila para fazerem o transplante. Devido à pandemia de Covid-19, os procedimentos estão sendo agendados de forma morosa, mas a expectativa é que o maior número de pessoas possa ser atendido ainda neste ano.

A habilitação para a realização de transplantes de córnea foi feita em Agosto de 2019 após três anos da abertura de um processo junto ao Departamento Regional de Saúde III de Araraquara (DRS) para conseguir a autorização. A conquista inseriu o Hospital de Olhos no pequeno rol de unidades médicas autorizadas a fazer o procedimento na região.

One thought on “Hospital de Olhos de Taquaritinga (SP) realiza os primeiros transplantes de córnea em moradores da cidade

  • 27 de janeiro de 2021 em 12:43
    Permalink

    Boa tarde minha filha tem um problema na visão e é sómente com cirurgia o que eu devo fazer?

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *