Esporte de Primeira por José Roberto Gaion
A dura escolha de Bortoleto na F1
Quarta-feira, dia 6 de novembro, a Sauber anunciou de forma oficial que o brasileiro Gabriel Bortoleto será o piloto titular no grid de 2025. Desde 2020, não tínhamos um piloto do Brasil na maior categoria do automobilismo. O último foi Pietro Fittipaldi, que correu em duas provas pela Hass, na vaga de Grosjean, que estava impossibilitado.
Gabriel Bortoleto será o 33º brasileiro na categoria. O diretor de operações da Sauber, Mattia Binotto tinha o piloto como um dos preferidos para a temporada 2025. Fernando Alonso, empresário de Bortoleto, iniciou as conversas no GP da Bélgica. Na corrida da Itália, vitória magnífica de Bortoleto, que saiu de último para vencer na F-2. Foi nesse dia que Binotto estava certo de quem seria o companheiro de Hulkenberg.
Porém, a Sauber ofereceu apenas um ano de contrato. Bortoleto não aceitou e queria ao menos quatro anos! Quando chegaram a um acordo, a McLaren não queria mais emprestar o piloto, já que nos testes na Áustria, ele foi simplesmente magnífico. Então, a Sauber/Audi flertou com Franco Colapinto, entretanto, a Williams também não aceitou a liberação por um longo período. Sendo assim, caminho aberto para Bottas permanecer.
Só que uma conversa ocorreu entre Bortoleto e McLaren e a liberação de forma amigável aconteceu. Teoricamente, ele troca a melhor equipe atualmente para a pior, mas ao menos, vai estar no grid nos próximos anos e a expectativa está para 2026, quando a Audi tomará conta de todas as ações da Sauber com motor próprio e a expectativa de se tornar uma das maiores da competição.
Foto: Invicta Virtuosi Racing




