DESTAQUEMais recentesSaúde

Taquaritinga avança no combate ao tracoma, doença que pode causar cegueira

A Secretaria de Saúde de Taquaritinga realizou, na quinta-feira (29), mais uma etapa do projeto do Tracoma, que tem como objetivo eliminar essa doença ocular na cidade. O tracoma é uma inflamação causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, que pode levar à perda da visão se não for tratada corretamente.

Na ocasião, os agentes comunitários de saúde receberam um treinamento de acuidade visual, que é a capacidade de distinguir detalhes e formas. Eles também fizeram um mapeamento das residências que serão visitadas pelo projeto, dando prioridade às que têm crianças de 1 a 9 anos, que são mais vulneráveis à doença.

O projeto do Tracoma faz parte de uma iniciativa global para eliminar a doença como causa de cegueira até 2030. Segundo a Secretaria de Saúde, o objetivo é reduzir a incidência e a gravidade do tracoma na população de Taquaritinga, oferecendo diagnóstico, tratamento e prevenção.

Além disso, a Saúde continua com o programa de prevenção ao Câncer de Colo de Útero. Na quinta-feira (29), será realizado na USF “Névio Ozzetti”, no Jardim Martineli. No dia 8 de março, será a vez da UBS “Ederaldo Marques”, do Vale do Sol. Já no dia 4 de abril, o programa atenderá na UBS “Antonio Abbud”, no Jardim Buscardi.

Para fazer o exame, é preciso levar CPF, Cartão do SUS e RG, e seguir algumas recomendações, como não ter relações sexuais dois dias antes, não usar medicamentos vaginais, não fazer duchas vaginais e não estar menstruada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *