DESTAQUEEsporteMais recentes

Esporte de Primeira: Por José Roberto Gaion

Qual motivo o CAT não vence no “Taquarão”? Vamos decifrar

São seis jogos em casa. Uma vitória diante do SKA Brasil. Três empates (São Carlense, Francana e XV de Jaú) e duas derrotas (Barretos e Rio Branco). Apenas 33% de aproveitamento. A grande arma do Leão, definitivamente, ao menos nessa primeira fase não é o ‘Taquarão’.

E quais os motivos a equipe não vence jogando em casa? Decifremos.

Primeiro: Não é uma verdade absoluta que os times vêm jogar todos atrás, por uma bola, como fala a comissão técnica, alguns jogadores e alguns da torcida. O que ocorre é que cada um tem uma estratégia e agridem o adversário no momento estabelecido. Sim, algumas equipes jogaram atrás, mas eu entendo, o que Marcelo Marelli quer dizer: o CAT sempre ataca o adversário em todos os jogos. Fora ou em casa. Portanto, o que acontece muitas vezes nos jogos aqui em Taquaritinga é a tentativa de atrair o adversário e não conseguir.
Por quais motivos não consegue? Muita gente acompanhando os jogos reclama do tal passe para atrás. Nem sempre estão errados os torcedores do Leão. Mais, é preciso o entendimento que isso é uma jogada trabalhada. Verdade que falta arriscar um pouco mais o passe para quebrar as linhas. Um pouco mais de velocidade e inteligência para ter amplitude. Os erros técnicos e individuais têm ocorrido com certa frequência.
E esses erros ocorrem por qual motivo? Primeiro temos que entender a base do jogo de futebol: técnico, tático, físico, psicológico e social. Esses dois últimos são impossíveis nós de fora analisarmos. Se está ou não ocorrendo algo com os atletas nesse sentido. Mas, taticamente, o time é muito forte. Tecnicamente tem cometido os erros. Já fisicamente, já falamos das dificuldades que uma equipe encontra. Portanto, chego à conclusão que erros técnicos existem e é uma causa. Lembrando que não tenho conhecimento da parte social dos atletas.
E como fazer para voltar a vencer em casa? Arrumando as falhas técnicas da equipe. Fazendo com que os jogadores falhem menos individualmente e coletivamente arrisquem mais. Lógico que escrevendo aqui no ar condicionado é mais fácil do que pôr em prática. Mas, em si as circunstâncias que as vitórias não ocorrem aqui e sim fora de casa é apenas uma questão: o time erra menos atuando fora, já que a forma de jogo é a mesma em qualquer lugar que atuam.

Foto: panoramio.com by POLEZI10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *