Em Taquaritinga (SP): Paróquia São Francisco de Assis tem intérprete de Libras em missa aos domingos

Democratizar o conteúdo das celebrações aos portadores de deficiência auditiva da comunidade católica de Taquaritinga (SP) – esse é o objetivo da Paróquia São Francisco de Assis, localizada no Jardim São Sebastião, ao contarem com o auxílio de uma intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) durante as missas realizadas no primeiro domingo de cada mês na igreja matriz da paróquia.

Segundo as informações obtidas através de colaboradores da comunidade, a ação acontece desde 2019 por conta de membros da comunidade local que frequentam as celebrações. “A própria intérprete sugeriu o trabalho inclusivo (e voluntário) na igreja depois de perceber a participação assídua de cristãos surdos nas missas aos domingos. Ela pediu autorização para o pároco e, desde o ano passado, participa conosco”, disse um deles.

Cerca de quatro pessoas com deficiência auditiva frequentam as missas atualmente, mas a intenção é ampliar a participação deste público em pouco tempo. “Divulgamos o trabalho nas redes sociais e tivemos um alcance bem maior do que esperávamos. Esperamos que o informativo seja um convite para que todas as pessoas interessadas passem a frequentar a nossa igreja”.

Embora a iniciativa esteja sendo aplicada somente em um horário de missa por mês, a equipe da paróquia garante que pretende expandir o trabalho conforme o surgimento da demanda.

A missa com a intérprete de Libras acontece sempre no primeiro domingo de cada mês, ás 9h30, na Igreja de São Francisco de Assis (Rua Dona Celeste Cavalini, número 278 – antiga Rua 3). A primeira missa a ser realizada em 2020 será neste domingo (5 de Janeiro).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *