Amigos se surpreendem ao capturarem peixe de quase 40kg em represa de Taquaritinga (SP)

Dois amigos se surpreenderam ao capturarem um peixe com mais de um metro de comprimento e quase 40 quilos na represa do Parque Dona Dinha B. Camassuti, o “Parque do Trabalhador”, localizado no Jardim São Sebastião em Taquaritinga (SP).

Momento em que Eligier e Igor improvisavam acessórios para carregarem peixe de quase 40kg (Fotos: Redes Sociais)

De acordo com um dos jovens, Eligier Rodrigues, de 22 anos, o peixe é da espécie popularmente conhecida como ‘Carpa Cabeçuda’ e foi capturado na manhã de sexta-feira (3 de Janeiro), por volta das 11h30.

Eligier relatou que ele e o amigo, Igor Ferreira, estavam no parque desde o início da manhã para pescarem. “Chegamos na represa por volta das 7h e sentamos no tablado, mas não conseguimos pegar nada durante toda a manhã. Como havia chovido muito na madrugada, decidimos dar um volta para ver se conseguíamos achar outro lugar onde poderia ter mais peixes”, disse em entrevista ao Jornal Tribuna.

 

Ao se aproximar de um ponto relativamente raso e já sem os acessórios para a pesca, o rapaz avistou o peixe, ainda vivo, enroscado em uma poça com a cabeça para fora. “Ele estava em uma descida no córrego; acredito que chegou lá através da correnteza, pois também tinha mais peixes do lado dele”, comentou.

 

A captura do peixe exigiu um grande esforço físico dos amigos e a retirada do animal demorou cerca de 20 minutos. “Ele morreu quando começou a se debater no momento em que tentávamos pegar ele. Também havia uma distância considerável de onde achamos o peixe até a represa, então não teríamos como carrega-lo até lá para salvá-lo, devido ao seu tamanho e peso”, explicou.

 

Para finalizar, o jovem disse ainda estar surpreso com o tamanho do peixe. “Pesco desde os 12 anos e esse foi o maior que já peguei. Nunca pensei em encontrar um (peixe) desse tamanho nesta represa”.

Os amigos exibem a ‘carpa-cabeçuda’ capturada na manhã de sexta-feira (3 de Janeiro) no Parque do Trabalhador, em Taquaritinga (SP) – Fotos: Redes Sociais

 

Sobre o peixe – A Carpa Cabeçuda é uma espécie importante na aquicultura, tendo a quinta maior produção de todos os peixes de água doce cultivados no mundo. Tem uma taxa de crescimento muito rápida, o que o torna uma espécie popular. Apresenta cabeça grande sem escamas, boca grande e olhos localizados abaixo da cabeça. Devido seus hábitos e tamanho, geralmente são criados em lagos ou tanques de grande porte. Os ‘adultos’ possuem coloração cinza/prata/manchado e podem chegar a cerca de 40kg. (Fonte: Aquarismo Paulista)

 

Deixe uma resposta