Em Taquaritinga (SP): Número de inscritos no ENEM é o mais baixo dos últimos cinco anos

Taquaritinga (SP) terá menos estudantes realizando a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) neste ano. São 470 inscritos para esta edição – número que representa queda de 50% dos candidatos quando comparado ao ano anterior, quando a prova foi realizada em meio á pandemia de Covid-19.

É a mais baixa procura pelas inscrições registrada desde 2017 – ano em que o município computou 1.092 candidatos. A situação é compatível com o cenário nacional; segundo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), o país tem mais de 3 milhões de pessoas com a inscrição efetivada, confirmando o seu pior índice desde 2005.

Dentre as razões consideradas para justificar a queda dos interessados está a dificuldade financeira, desistência do Ensino Superior para suprir o desemprego no núcleo familiar, insegurança dos alunos submetidos ás aulas remotas e a decisão do Governo Federal em não permitir a isenção da taxa para o candidato que não justificou o não comparecimento na edição anterior.

O ENEM é uma das principais portas de acesso às universidades públicas do Brasil. As provas estão marcadas para os dias 21 e 28 de Novembro e o município terá três locais para aplicação. 

(Imagem: Ilustrativa)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.