Em Taquaritinga (SP): Grupo de Pesquisa da FATEC desenvolve aplicativo para aprendizagem de autistas

O Grupo de Pesquisa em Engenharia de Software (GPES), formado pela professora dra. Daniela Gibertoni e alunos voluntários da Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC), está desenvolvendo um novo aplicativo destinado ao aprendizado de pessoas com o Transtorno Espectro Autista (TEA).

O projeto institucional surgiu no ano passado após a percepção do aumento na demanda deste público feita pelos envolvidos. De acordo com a diretora da faculdade, professora dra. Luciana Ferrarezi, o novo estudo engloba a responsabilidade social que a FATEC conserva entre seus estudantes, fazendo com que eles apliquem o conhecimento em tecnologia a serviço da comunidade.

O aplicativo é composto por jogos lúdicos que auxiliarão a criança em todo o processo de aprendizagem e atividades de rotina, como assuntos de higiene pessoal, convivência social e entendimento das emoções.

O grupo se dedica na coleta de dados e últimos detalhes do software antes da iniciação dos testes a campo. O aperfeiçoamento será realizado com o auxílio de crianças autistas da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), parceira do projeto. “Diferentemente do que se encontra no mercado hoje, o aplicativo será lapidado com as necessidades que as crianças mostrarão no decurso do teste. A ideia não é criar um material engessado, mas sim, um aplicativo que realmente faça a diferença na aprendizagem desse público”, segundo Daniela, coordenadora do GPES.

A fase final, contemplará a observação das crianças na utilização do software por meio de oficinas que devem ser iniciadas no próximo ano, no momento em que houver maior segurança em relação ao cenário da pandemia de Covid-19.

Quando finalizado, ele será disponibilizado, de forma gratuita, à entidade e a todos os interessados da sociedade.

Atualmente, a rede municipal de ensino e a APAE atendem 90 crianças com TEA.

(Imagem ilustrativa, retirada do portal Projeto Eu Consigo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.