Em Taquaritinga (SP): Estudante conquista bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia & Astronáutica
A taquaritinguense Kawany Larissa Ângelo da Costa, de 11 anos, conquistou medalha de bronze na última edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia & Astronáutica (OBA 2021). Aluna do 6° Ano da Escola Estadual ‘9 de Julho’, a ela disputou com estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.
Em entrevista ao Jornal Tribuna, a adolescente disse que foi surpreendida com a premiação e que está muito feliz com o resultado. “Estou muito feliz por ter conseguido, era um resultado que eu não esperava”, revela.
O interesse pela competição surgiu na escola, através do Professor de Ciências, Carlos Orlando. Para se preparar, Kawany dedicou mais de quatro horas diárias de estudos entre simulados, provas online e pesquisas sobre o assunto. “Eu estudo de manhã e aproveitava o período da tarde e noite para aprender mais conteúdo. Se estivéssemos em aulas presenciais talvez seria um pouco mais fácil, mas deu tudo certo”, fala.

A família, que mora no Jardim Micali, sente-se orgulhosa pelo bom desempenho da adolescente na prova. “Ela se dedicou muito. Mereceu o resultado”, disse a mãe, Valéria Cristina Ângelo.
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é uma competição realizada nas escolas brasileiras previamente cadastradas pela Sociedade Astronômica Brasileira. A prova é composta por dez questões de múltipla escolha e aborda temas como a Atmosfera, Planetas, Rotação e Translação da Terra, Movimento Das Estrelas na Esfera Celeste, entre outros.
Agora, Kawany se dedica para participar da Olimpíada de Língua Portuguesa, que deve ser realizada ainda neste semestre.