Em Taquaritinga (SP): Clínica particular já imunizou mais de 450 pessoas contra a Influenza neste ano

Mais de 450 pessoas já receberam a dose única do imunizante contra a Influenza na rede particular de vacinação de Taquaritinga (SP). O número de pessoas atendidas pela clínica já é maior do que no ano passado, quando a procura aumentou devido ao início da pandemia de Covid-19.

Segundo a enfermeira responsável pela sala, o grupo que mais procurou pela vacina é o de pessoas jovens, por conta da indisponibilidade nos postos de Saúde devido a modificação do calendário vacinal deste ano.

Diferente da rede pública, a vacina oferecida nas salas particulares é a tetravalente; além de proporcionar imunidade aos vírus da Influenza H1N1, H3N2 e do tipo B, também é eficaz contra a Influenza B. 

Devido a alta demanda já nas primeiras semanas de campanha, a expectativa é que o público imunizado seja maior que o ano passado. Há também uma maior procura por vacinas que conferem proteções às outras doenças respiratórias, como a pneumocócica 13-valente (VPC13), ou Pnemuo-13. 

Desde 2020, o Ministério da Saúde ressalta a importância da vacina contra a gripe para reforçar o sistema imunológico durante o período de enfrentamento novo Coronavírus, evitando uma nova epidemia e a sobrecarga do sistema de Saúde brasileiro. A recomendação é que a imunização seja feita para em pessoas acima de 6 meses de idade.

Na rede pública, a campanha está na segunda fase e é direcionada para idosos acima de 60 anos e professores.

No caso de pessoas que já estejam vacinadas contra a Covid-19 e desejam se vacinar contra a gripe na rede particular, deve-se esperar um intervalo de quinze dias entre as doses para a aplicação do imunizante da Influenza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *