DESTAQUEMais recentes

Crônica da semana por Nilton Morselli

A força de uma fotografia e da amizade

No dia 13 de julho de 2016, postei uma fotografia no meu Facebook, sem imaginar do que do ela seria capaz. Alguns anos antes, havia visitado a Escola Prof. Amando de Castro Lima e encontrado uma fotografia da nossa turma. Era de uma peça teatral que fizemos como conclusão da oitava série, na época o último ano do Ensino Fundamental. Ainda estávamos com o figurino, na apertada biblioteca, logo após a encenação.

Sabíamos que aquele era o encontro derradeiro da turma, porque rumaríamos para escolas e turnos diferentes –alguns, como eu, já trabalhavam e precisavam passar para o noturno. Diferentes também seriam nossos destinos, profissões e escolhas de vida. Se a foto pudesse expor algo mais do que sorrisos, captaria certamente um pouco da tristeza que as despedidas carregam.

Nada é por acaso: o registro daquela imagem adolescente, a visita ao colégio anos depois, a digitalização com o celular, a publicação na rede social… A lembrança visual daquela fase boa da vida, depois de tanto tempo, suscitou a ideia –acho que da Gilmara Benaglia– de promovermos um encontro dos ex-alunos. Poucos dias depois, a festa estava organizada, no condomínio do Clube Náutico. Muitos de nós comparecemos, além de alguns professores, como a Cecília Marin, que nos ensinava a língua pátria e nos incentivava nas artes.

Mas um encontro anual seria pouco para tanta coisa que viera à tona. Uma parte do grupo começou a se reunir e a se frequentar quase todas as semanas. Confesso que eu, sempre com milhões de coisas a fazer, não fiz parte desse núcleo entusiasmado. Meu papel foi apenas o de dar o start, ser uma espécie de cupido de um amor fraternal e atemporal.

Na foto estão: Elaine Benevente, Adriana Pedroso, Glaucia Gomes, Viviane Cassante, Elaine Carlos, Gilmara Benaglia, Elisangela Massola, Fábio Vicente, Adriano Fuzati, Marcos Azevedo, este que vos escreve e Cleiton De Pietro. Dentre as mulheres, faltou a Fabiana Carvalho; Luciano Cambero, Luís Fabiano de Oliveira e Reginaldo José também não estão, embora fossem do elenco. A sala era pouco numerosa. Desculpe se esqueci de alguém.

O tempo passou e a turma de jovens senhores começou a sofrer baixas. Eis que no dia 11 de fevereiro de 2021, o cabeleireiro Luciano Cambero partiu, após lutar contra insidiosa doença. Deixou a mulher, Fernanda, os pais e muitos amigos e clientes. Já tínhamos um grupo de WhatsApp para trocar bons dias, bobagens e dar forças um para o outro. A dor dessa perda foi muito sentida.

Nesta semana, outra tristeza: Adriano Fuzati, que também enfrentava dias difíceis com a saúde, partiu na terça-feira (19). Adriano, oficial administrativo escolar em Matão, foi um amigo leal. Palmeirense roxo, atleta de futebol e vôlei, não recusava convite para bater uma bolinha e depois tomar uma cerveja. Solteiro, deixou o pai, Odorilio, e os irmãos Junior e Ivan.

Adriano fazia parte do núcleo festivo da turma do Castro Lima. O último churrasco com parte da galera foi no dia 22 de outubro, no mesmo local do primeiro, residência de campo do casal Elisangela e Furone. Ele estava bem naquele domingo de muito bate-papo, em que o grupo prometeu se reencontrar brevemente, ao posar para a foto oficial. Luciano e Adriano estarão presentes sim, mas em nossas memórias.

O grupo de amigos que a escola legou para o Fuzati –e que se reaglutinou vigorosamente a partir de 2016– acabou sendo um ponto de apoio para ele. Amparos emocionais, é claro, são recíprocos. Eis aí uma das lições mais bonitas ensinadas pela amizade. Lições que são revividas nas horas mais felizes, mas que são colocadas à prova nos momentos duros, de dizer adeus, naquele instante em que mil palavras –ou uma velha fotografia– não são capazes de expressar a dor que apenas uma lágrima tem o poder de revelar.

*

Um Feliz Natal aos leitores que me aturaram de janeiro a dezembro. Que 2024 seja um ano de grandes realizações, saúde e prosperidade, para todos nós, nossa cidade e o Brasil. Assim seja!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *