#Covid-19: Taquaritinga (SP) segue na Fase Vermelha até que nova classificação seja feita pelo Governo Estadual

O prefeito de Taquaritinga (SP), Vanderlei José Mársico, estendeu a Fase Vermelha do Plano SP até que o Governo Estadual faça uma nova classificação da região de Araraquara/SP. A decisão foi publicada no Decreto 5.207 desta sexta-feira (12).

A restrição de atividades não-essenciais foi estabelecida no último sábado (6), quando Vanderlei reclassificou a fase da cidade após a ocupação total dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na Santa Casa. No dia anterior, o governador João Dória havia estabelecido novas fases para os municípios da região, mas Taquaritinga/SP permanecia na Fase Laranja segundo o Estado. 

Na quinta-feira (11), a assessoria de imprensa divulgou um ofício encaminhado pelo Ministério Público à Prefeitura determinando que o poder público obedecesse as recomendações estabelecidas pelo Governo Estadual para o enfrentamento à Covid-19, especialmente em classificação das regiões em fases, sob pena de acionamento da Justiça para fazer valer as regras do Plano SP.

Desde segunda-feira (8), o atendimento presencial de público em comércio e serviços ficou proibido, sendo permitido somente o atendimento em serviços considerados essenciais desde que as medidas sanitárias fossem cumpridas com rigor. De acordo com o Estado, na fase vermelha fica proibido o atendimento presencial em comércio e serviços em geral, bares e restaurantes, salões de beleza e barbearias, academias de esportes de todas as modalidades, centros de ginásticas e estabelecimentos congêneres, educação complementar não-regulada, eventos, convenções e atividades culturais.

Mesmo com o decreto e os esforços dos profissionais da Saúde para conter a disseminação do vírus, o município computou 107 novos casos do Coronavírus em cinco dias. Também houve o registro de duas mortes em decorrência da doença e os leitos de enfermaria e UTI da Santa Casa permanecem com 100% de ocupação.

Plano São Paulo sem reclassificação: 

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico não reclassificou o Plano São Paulo e o assunto sequer foi discutido na coletiva desta tarde no Palácio dos Bandeirantes. Com isso, todas as regiões do Estado permanecem nas fases atuais. Nesse caso, as regiões de Franca, Bauru e Araraquara (que inclui Taquaritinga) continuam na Fase Vermelha.

A decisão do governo paulista quebra uma sequência de cinco sextas-feiras seguidas com reclassificações. O Plano SP determina o grau da quarentena em todas as regiões do Estado.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *