DESTAQUEMais recentesTecnologia

Cohere – O novo modelo de IA generativa para nosso cotidiano

Por Marcus Rogério de Oliveira*

Vivemos em uma era fascinante da tecnologia e já estamos falando sobre isso há bastante tempo, não é? A inteligência artificial está avançando muito rapidamente e hoje vamos falar sobre mais uma nova empresa chamada Cohere, que lançou uma IA generativa prometendo mais uma revolução na forma como interagimos com a tecnologia. Mas o que exatamente é IA generativa? E como ela pode impactar nossas vidas? Vamos relembrar nossos artigos anteriores.
Basicamente, o que as IAs generativas fazem como programa de computador é aprender um monte de coisas – como textos, imagens e sons – a partir de uma quantidade enorme de dados. Depois, elas usam tudo o que aprenderam para criar conteúdos novos. Um exemplo legal disso é a Cohere. Ela treinou sua IA generativa com bilhões de páginas da internet, e agora ela consegue fazer várias coisas sozinha, como escrever textos, fazer traduções, criar legendas, elaborar planos de negócios, produzir material de estudo, livros, analisar dados e até preparar pesquisas. E o mais incrível é que ela faz tudo isso de forma automática, a partir de um comando no qual explicamos para ela o que queremos e como queremos.
Isso soa incrível, não é mesmo? Pense nas possibilidades! A Cohere poderia escrever capítulos de livros baseado em algumas palavras-chave que fornecemos. Ou produzir um script para um filme. As aplicações são quase infinitas.
Agora você deve estar se perguntando: podemos confiar nesta tecnologia? Afinal, se ela gera conteúdo sozinha, como garantir que o resultado seja ético, seguro e preciso? É uma preocupação válida. A boa notícia é que a Cohere incorporou algumas garantias para o uso responsável de sua tecnologia.
Por exemplo, ela adicionou filtros para identificar e evitar que conteúdos tendenciosos, enganosos ou prejudiciais fossem gerados. Os engenheiros por trás da Cohere também trabalham em colaboração com outros profissionais, como especialistas nas áreas de ética e direito, para garantir que o modelo deles fosse seguro.
Já percebemos que a IA generativa já está fazendo grande diferença e trazendo enormes benefícios. Ela está melhorando a eficiência no trabalho e permitindo mais criatividade e inovação em diversas áreas. É uma tecnologia realmente empolgante!
Mas é claro que também precisamos estar atentos aos potenciais riscos e limitações. Toda poderosa tecnologia requer sabedoria, cuidado e responsabilidade em seu uso. Como sociedade, precisamos garantir que a IA generativa seja guiada por valores elevados de justiça, verdade e humanidade.
O futuro está chegando rápido, queridos leitores. É incrível e maravilhoso. Cohere é apenas mais um dos sensacionais produtos que dispomos. Logo, a IA estará ainda totalmente integrada em nossas vidas, trabalhos e sociedade. Então, vamos receber essas mudanças com uma mente aberta e também com sensatez. A tecnologia deve servir à humanidade – não o contrário.
Queremos um futuro onde a IA amplie o melhor da experiência humana. Onde a criatividade, compaixão e comunidade floresçam. O futuro ainda está em nossas mãos. Vamos moldá-lo com sabedoria.
E você, o que acha da chegada da Cohere e desta nova era da IA? Quais são suas esperanças e preocupações? Já refletiu sobre isso? Vamos explorar mais sobre a Inteligência Artificial integrada ao nosso modo de vida e cotidiano nas próximas edições.
Quer saber se esse texto ou outro texto qualquer foi escrito por um modelo generativo de IA? Teste aqui: https://www.zerogpt.com/

 

*Marcus Rogério de Oliveira é um renomado professor da Fatec de Taquaritinga, onde leciona desde 1995. Com um extenso currículo acadêmico, é Doutor em Biotecnologia pela UFSCar, Mestre em Ciência da Computação pelo ICMC-USP e Bacharel em Ciência da Computação pela Unoeste. Sua vasta experiência o tem levado a atuar em áreas como Banco de Dados, Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Dados e Ciência de Dados.

 

(Imagem gerada por Inteligência Artificial)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *