DESTAQUEMais recentesTecnologia

A Inteligência artificial e a gestão de carreiras para alunos de tecnologia

Por Marcus Rogério de Oliveira*

Como professor, sei o quanto é desafiador traçar os primeiros passos de uma carreira promissora. Ainda mais em um setor de rápidas transformações como o da tecnologia. Mas saibam que há aliados importantes nessa jornada. Além dos próprios professores, a Inteligência Artificial pode dar imenso apoio.

Mesmo parecendo ficção científica, já é realidade e está mudando nosso dia a dia. E pode apoiar muito os estudantes que buscam seus futuros na área de tecnologia. A IA já está dando muito apoio em diversas tarefas que antes demandavam muito tempo e esforço dos profissionais de recursos humanos e de carreira.

Um exemplo é o uso de chatbots. São como robôs que simulam uma conversa humana. Eles podem responder de forma instantânea perguntas sobre trilhas de carreira, mercado de trabalho e vagas em aberto. É uma orientação 24 horas por dia, 7 dias por semana. Por exemplo, um prompt para o chatbot poderia ser: “Quais são as habilidades necessárias para ser um cientista de dados?”

Temos também ferramentas de autoconhecimento baseadas em IA. Nelas os estudantes respondem questionários e fazem testes. Com base nisso, a inteligência artificial analisa seus interesses, personalidades e habilidades. Assim, fica mais fácil descobrir quais carreiras combinam mais com cada perfil. Um exemplo de prompt seria: “Baseado nas minhas respostas ao teste de personalidade, quais carreiras você recomendaria para mim?”

Para treinar as competências dos estudantes de tecnologia, existem cursos, jogos e simulações adaptáveis também com IA. O sistema identifica seus pontos fortes e fracos e personaliza os conteúdos para acelerar o aprendizado. Por exemplo, um prompt poderia ser: “Preciso melhorar minhas habilidades de comunicação. Poderia recomendar cursos ou simulações relevantes?”

Quando chega a hora de buscar oportunidades no mercado de trabalho, as plataformas de emprego utilizam machine learning para cruzar seus dados com vagas ideais para cada estudante. Isso otimiza muito a conexão entre candidatos e empresas. Um exemplo de prompt seria: “Baseado no meu perfil e interesses, quais vagas de estágio em desenvolvimento de software são mais relevantes para mim?”

Até para se encontrar mentores, a inteligência artificial ajuda. Por meio dela é possível conectar alunos com profissionais experientes de forma estratégica, baseada em localização, áreas de interesse em comum, objetivos de carreira e mais. Um prompt poderia ser: “Quem seriam os melhores mentores na área de cibersegurança no estado de São Paulo para me orientar no início da carreira na área de IA?”

Como pode ser visto, ferramentas assim podem ser grandes aliadas para os estudantes de tecnologia que estão construindo suas carreiras. Mas, não se pode esquecer também da importância das soft skills, como empatia, trabalho em equipe, comunicação, liderança. Nossos alunos são pessoas, não só perfis e dados.

A tecnologia estará cada vez mais presente em nossas vidas, isso é fato. Cabe a nós decidirmos como direcioná-la para criar um futuro melhor e mais humano. Sigam seus sonhos com garra, foco e propósito. O sucesso virá!

 

*Marcus Rogério de Oliveira é um renomado professor da Fatec de Taquaritinga, onde leciona desde 1995. Com um extenso currículo acadêmico, é Doutor em Biotecnologia pela UFSCar, Mestre em Ciência da Computação pelo ICMC-USP e Bacharel em Ciência da Computação pela Unoeste. Sua vasta experiência o tem levado a atuar em áreas como Banco de Dados, Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Dados e Ciência de Dados.

(Imagem gerada por Inteligência Artificial)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *