CidadeEducação

Taquaritinguense tem artigo publicado em e-book sobre Engenharia de Produção

A taquaritinguense Aline dos Reis Cordeiro acaba de ter um artigo publicado no e-book ‘Gestão e Produção em Foco’, que reúne renomados profissionais na discussão sobre Educação na área da Engenharia de Produção.

Intitulado como ‘A utilização do AHP como ferramenta de apoio na tomada de decisão na área da Educação’, o trabalho aborda detalhes do método que avalia múltiplas alternativas e indica a melhor entre elas em ordem de prioridade, seguindo critérios definidos pelo tomador de decisões.  “Nesta pesquisa fiz um levantamento na literatura internacional e descrevi oito artigos que mostram a aplicação deste método na parte educacional e os resultados positivos que tiveram após a sua aplicação”, disse em entrevista ao Jornal Tribuna. 

O artigo é o terceiro trabalho publicado da engenheira e foi escrito com o apoio da sua orientadora de mestrado, a professora Drª. Ethel Cristina Chiari da Silva e de um colega do curso, Marcelo Uchôa.

O convite para colaborar na elaboração do e-book surgiu no durante a apresentação do Simpósio de Engenharia de Produção (SIMPEP) em 2020. “Após a aprovação, a editora mineira Poisson me fez a proposta para que o artigo se tornasse capítulo do livro. Pra mim, isso foi motivo de muita alegria”, relata.

Aline é graduada em Engenharia de Produção pela Universidade de Araraquara (UNIARA), possui MBA em Gestão de Pessoas e Liderança e atualmente é mestranda na faculdade em que se formou. Sua dissertação é focada em Gestão da Qualidade, na linha de pesquisa Gestão da Produção e Operações.

Desde que se formou, a taquaritinguense atua em grandes empresas da cidade e também já contribuiu com a formação de novos profissionais que passaram pela ETEC Dr. Adail Nunes da Silva e pelo Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior (ITES). “Pessoalmente, nunca almejei dar aulas. Só que a partir do momento que tive uma oportunidade e passei por esta experiência de entrar neste universo acadêmico, “tomei gosto” e descobri algo incrível, que é “a missão” de passar conhecimento”, revela.

A engenheira acredita que somente através dos estudos é possível formar bons e promissores profissionais. “Para termos bons alunos é necessária a junção da experiência na indústria e a experiência acadêmica. No Brasil, há um déficit de divulgação dos trabalhos acadêmicos e pesquisas e, por isso, tenho um projeto pessoal para propagar conhecimento através de lives, redes sociais e blogs, além de voltar a dar aulas, pois a disseminação do conhecimento auxilia quem o adquire e quem o transmite”, finaliza.

Para conferir o trabalho da engenheira, basta acessar o link da Editora: https://www.poisson.com.br/livros/producao/foco48/ .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *