Novembro Azul: Secretaria de Saúde de Taquaritinga (SP) encaminha 14 casos para biópsia nos últimos 60 dias

O mês de novembro está quase se encerrando e, com isso, a campanha “Novembro Azul” também chega ao fim. O trabalho intensificado em todo o Brasil, para a conscientização e diagnóstico precoce do câncer de próstata, será finalizado na próxima sexta-feira (30).

 

Em Taquaritinga (SP), a ação obteve resultados positivos quanto à procura dos munícipes que pertencem ao grupo de fator com maior risco de desenvolver a doença. A busca pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) superou a expectativa da Secretaria de Saúde da cidade, mostrando o interesse e a preocupação do público masculino em cuidar da própria saúde.

 

A campanha consiste em atender a população acima de 50 anos, que procura a unidade de saúde para fazer uma avaliação. Um questionário inicial é feito pelas enfermeiras dos postos, que farão uma análise dos dados colhidos e estão aptas a reconhecer a necessidade de encaminhar o paciente para uma consulta com o urologista.

 

Nos últimos 60 dias, cerca de 14 casos foram encaminhados para o Centro Oncológico da Região de Araraquara (Cora), para realizarem biópsia. Na noite desta terça-feira (27), o médico urologista José Maria Modesto estará atendendo os pacientes encaminhados á ele, na UBS “Antônio Abbud”, no Jardim Buscardi. Vale ressaltar que as pessoas agendadas para hoje são pacientes que já passaram por uma entrevista anteriormente com alguma agente da saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *