DESTAQUEMais recentesTecnologia

Um Ano em Revista e o Horizonte da Tecnologia para 2024

Por Marcus Rogério de Oliveira*

Este ano foi bastante emocionante para a tecnologia, não foi? Publicamos vários artigos bastante inspiradores sobre agricultura 4.0, inteligência artificial, modelos generativos de IA, deep tech, computação quântica, entre outros assuntos muito interessantes. Discutimos como a IA está sendo aplicada no dia a dia, desde recomendações personalizadas para profissionais como mecânicos, até assistentes para professores. Também exploramos ideias empreendedoras e oportunidades relacionadas à IA generativa.

Sobre a agricultura 4.0, falamos sobre sensores, drones e machine learning para promover a eficiência das fazendas. Vimos que  muitos de nossos agricultores locais estão bastante antenados e curiosos sobre essas tecnologias.

Falamos sobre que a inteligência artificial está se tornando onipresente. Desde apps do nosso smartphone, nos assistentes virtuais e até dirigindo carros, como nos Estados Unidos. Conversamos sobre como os modelos generativos podem gerar texto, imagem ou código de programa a partir de uma simples descrição em linguagem natural. Ah, falamos também sobre a engenharia de prompts!

Você deve se lembrar que falamos sobre um mundo de possibilidades criativas e práticas. Desde a geração automatizada de conteúdo até bots de atendimento ao cliente mais naturais. Falamos até mesmo sobre o uso da IA para artistas com sugestões e inspirações.

E agora, nos resta olhar adiante, para 2024.

Você pode estar se perguntando que à medida que avançamos para 2024, quais tecnologias e tendências emocionantes estão no horizonte? Algumas áreas quentes estão surgindo e podemos já adiantar alguma coisa sobre elas.

A computação quântica continua progredindo a passos largos. Embora os computadores quânticos totalmente comerciais ainda estejam distantes, esperamos que certos problemas sejam resolvidos em ordem de grandeza mais rápido do que é possível atualmente.

A realidade aumentada (RA) e virtual  (RV) também está amadurecendo rapidamente, graças a lançamentos como o Meta Quest Pro. À medida que o hardware e o software continuam melhorando, teremos em breve lindas experiências de RV e RA mais imersivas. Com certeza isso transformará tudo, desde jogos até compras e treinamento de funcionários.

A inteligência artificial generativa está apenas engatinhando. À medida que os modelos atuais se tornam mais capazes, eles permitirão a automação de mais tarefas criativas e analíticas.

Mas, acreditamos que os maiores avanços podem vir da convergência entre essas tecnologias. Por exemplo, mundos virtuais preenchidos com personagens controlados por IA ou assistentes de Realidade Virtual alimentados por modelos generativos. As possibilidades são infinitas à medida que a IA, a Realidade Virtual e as outras tecnologias emergentes se unem.

Embora a tecnologia seja um aspecto fundamental do progresso, ela não substitui nem supera o valor inerente do ser humano. No final, as máquinas são ferramentas projetadas para elevar o espírito humano. Elas não podem substituir a centelha divina dentro de cada um de nós.

Que possamos caminhar juntos nessa jornada, combinando o antigo e o novo. Mantendo nossos valores humanos à medida que abraçamos as ferramentas que podem ampliar nosso alcance. E lembrando sempre que, por mais poderosa que seja a tecnologia, ainda somos nós que a moldamos.

O futuro está cheio de possibilidades brilhantes. Mas só realizaremos seu pleno potencial se nos lembrarmos de que a humanidade deve liderar o caminho. Com esperança e imaginação, podemos criar um amanhã onde a tecnologia capacita cada indivíduo a elevar o todo.

Finalizamos, desejando um maravilhoso 2024 com essa Oração criada por um modelo generativo de IA a partir da Oração de São Bento com algumas inserções que fizemos via prompt.

 

“Que a luz de Cristo ilumine o seu caminho,

E que o amor de Deus te acompanhe em cada passo.

Que a paz esteja em sua alma,

E que a prosperidade seja sua recompensa.

Que sua saúde seja como um escudo,

E que a sabedoria seja seu guia.”

 

Verifique se este texto ou qualquer outro foi escrito por IA com estas ferramentas:
https://www.zerogpt.com/

https://gptzero.me/

https://smodin.io/ai-content-detector

 

*Marcus Rogério de Oliveira é um renomado professor da Fatec de Taquaritinga, onde leciona desde 1995. Com um extenso currículo acadêmico, é Doutor em Biotecnologia pela UFSCar, Mestre em Ciência da Computação pelo ICMC-USP e Bacharel em Ciência da Computação pela Unoeste. Sua vasta experiência o tem levado a atuar em áreas como Banco de Dados, Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Dados e Ciência de Dados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *