CIDADEDESTAQUEMais recentes

Tiro de Guerra realiza formatura de licenciamento dos Atiradores de 2022

Na quarta-feira (23), o Tiro de Guerra de Taquaritinga realizou a formatura de licenciamento dos Atiradores do corrente ano de instrução.
A cerimônia ocorreu na sede do TG e contou com a presença de inúmeras autoridades civis e militares como o Chefe da Instrução do Tiro de Guerra de Jaboticabal Sargento Fábio Fabre, o Chefe da Instrução do Tiro de Guerra de Itápolis Subtenente Adilson Ferreira, a Associação dos Veteranos e Amigos do Tiro de Guerra de Jaboticabal, a Associação dos Veteranos do Tiro de Guerra de Taquaritinga, representada pelo seu Presidente José Augusto Tiesi, o Vice Prefeito Municipal Luiz Fernando, representando o Diretor do Tiro de Guerra, o Capitão R1 Luis Fernando de Almeida e os familiares dos Atiradores.
A Formatura visa a finalização de um ciclo que se iniciou no dia 1º de março com a incorporação ao Exército Brasileiro. Por ocasião da formatura houve a entrega de Diploma de Honra ao Mérito para aqueles Militares que não sofreram nenhuma punição Disciplinar e se destacaram em relação aos demais de forma positiva.
Também foram entregues brindes e Certificados para o Destaque do Ano de Instrução como o Praça mais Distinta Atirador VICTOR HUGO BRUNETTI DE OLIVEIRA, para o Destaque de Melhor Aptidão Física do Ano Cabo VITOR JOSE EVANGELISTA DA SILVA, para o Melhor Atirador Mosquefal Cal 7,62 Atirador EDUARDO DE ANDRADE MOLINA e para o Melhor Colocado no Curso de Formação de Cabos 2022 Cabo VITOR ANTONIO ORDINI DAGUANA.
Seguindo o Calendário de Instrução da Seção de Tiros de Guerra e Escola Cívico Militar, também foi realizado a promoção dos Cabos Reservista do Exército Brasileiro que concluíram com aproveitamento o Curso de Formação e Cabos em 2022.
Durante o discurso, o Chefe da Instrução relembrou que após quase nove meses de convívio e instrução, aprendendo e praticando hierarquia e disciplina, lealdade, camaradagem, integridade, liderança, espírito de corpo, comprometimento e patriotismo, dentre outros atributos militares, o licenciamento é uma vitória a ser comemorada com muita vibração e orgulho, sobretudo por tratar-se da meritória conquista de um requisito que os tornam elementos sociais plenos, que passam a integrar o contingente de reservistas, fundamental para a defesa de nossa Pátria.
A conclusão do serviço militar obrigatório assinala para o jovem taquaritinguense o cabal cumprimento de um dever cívico, que deixou um pouco de si no serviço dedicado à Pátria, mas leva consigo, para o resto de suas vidas, todas as lições aprendidas.
No período de serviço militar, iniciado pela seleção e pela incorporação ao Exército Brasileiro no dia 1º de março, os Atiradores passaram por uma gama de ensinamentos que influíram positivamente em seu crescimento físico e mental. Tiveram a oportunidade de vivenciar o treinamento físico militar, importante para o desempenho das atividades militares e para a saúde; adquiriram e praticaram as noções de hierarquia e disciplina como os pilares básicos da Instituição Militar; habituaram-se aos horários rígidos e sobretudo desenvolveram um sadio espírito de corpo e de camaradagem, essenciais ao trabalho em equipe, dedicando-se à devoção à Pátria e ao civismo, típicos da vida nos quartéis. Além de receberem conhecimentos sobre as atividades militares, alguns reservistas ainda participaram de diversas campanhas que o TG apoiou, o que muito facilitará o prosseguimento de seus estudos e consequente inclusão no mercado de trabalho.
O Exército Brasileiro perderá muito com esse licenciamento destes militares, porém o Brasil receberá homens bem preparados, com espírito cívico, com valores de solidariedade e justiça, princípios éticos e forte sentimento patriótico, traços extremamente relevantes à sociedade brasileira e de importante afirmação da unidade nacional.

 


A longo do ano, foram realizadas várias atividades tais como a Visita de Orientação Técnica em que os Atiradores de Taquaritinga tiraram a nota máxima e recebeu elogios pelo Chefe da Seção de Tiro de Guerra.
Foi realizado no período acampamentos, marchas, instruções com os Bombeiros, instruções com a Polícia Militar, idas pelas trilhas de Taquaritinga, se solidarizaram com os idosos e apoiaram a reforma de um asilo na cidade, participaram de inúmeras doações de sangue para quem estava precisando, realizaram a Instrução Preparatória para o Tiro e posteriormente o Tiro e Instrução Básico no Clube de Tiro de Monte Alto; enfim, muitas atividades que vão ficar na memória dos Atiradores.
Dessa forma, o Sargento Fambre afirmou que a missão foi cumprida! Limites pessoais foram ultrapassados. Obstáculos foram enfrentados e vencidos. Sacrifícios foram feitos. Aqueles que serviram ao TG edificaram amizades, trabalharam em equipe, vibraram no sentimento compartido de amor à Pátria e cumpriram o dever cívico do serviço militar.
O Chefe da Instrução agradeceu aos Atiradores pelos significantes trabalhos realizados no Tiro de Guerra, em especial e criação do Espaço Cultural dos Veteranos e a Cápsula do Tempo, bem como a manutenção das instalações e melhoria dos materiais a eles confiados, essas ações contribuíram sobremaneira para a construção do “Braço Forte” e da “Mão Amiga” do Exército Brasileiro. “Vocês colocaram seus tijolos nesta edificação que ficará eternizado no terreno” – Afirmou o Sargento Fambre, emocionado pelo momento de despedida.
Agora como reservistas do Exército, em condições de serem mobilizados, os Atiradores, levando consigo a lembrança do Sagrado Juramento prestado diante do Pavilhão Nacional, devem manter-se sempre fiéis às tradições e aos valores morais e éticos, em prol de um futuro brilhante e de um Brasil cada vez melhor.
Em determinado momento da cerimônia, os Atiradores receberam a Moeda do Exército Brasileiro e do Tiro de Guerra, honraria concedida a poucos.
Fechando a Solenidade, os Atiradores desfilaram pela última vez, em continência ao seu Instrutor, ao som do dobrado Batista de Melo, com a queima de fogos luminosos que abrilhantaram ainda mais a atividade.
Por fim, o Chefe da Instrução parabenizou cada um dos reservistas pela vitória alcançada, rogando a Deus que continue iluminando a caminhada existencial de todos eles, com saúde, paz, sabedoria e prosperidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *