Taquaritinguense é selecionada para participar de seminário promovido pela ONU na Espanha

A estudante Nicole Gomes da Silva, de 19 anos, foi selecionada para participar do seminário EDIW (em português, Educação Por Um Mundo Independente), promovido pela ONU em parceria com a União Européia e que será realizado em Madrid nos próximos dias.

Shadow
Slider

A taquaritinguense se inscreveu na seletiva no início de 2019; algum dos requisitos básicos exigidos foi que o candidato estivesse engajado em algum projeto social e fosse estudante universitário. “Fiz minha inscrição despretensiosamente, pois sabia que as vagas seriam muito concorridas. Quando recebi o comunicado de aprovação, foi um misto de sensações maravilhoso! A melhor notícia que eu poderia ter neste início de ano! O projeto “De Mãos Dadas” aqui no bairro onde minha família mora e que sou colaboradora me abriu as portas para a aprovação no EDIW. Estarei levando o nome dele e de Taquaritinga para a Espanha”, disse em entrevista ao Jornal Tribuna. (Clique aqui para saber mais sobre o projeto)

O objetivo do encontro, segundo a estudante, é discutir propostas de ações voluntárias pela paz na sociedade. Para isso, ela e mais dois estudantes selecionados no Brasil (ambos do Rio de Janeiro) desenvolveram um artigo acadêmico para ser apresentado durante o período de estudos.”Escrevemos sobre a experiência de nossas cidades em relação ao tema que nos foi proposto: Juventude e Religião – Intolerância Religiosa. O projeto nos cobrou um estudo teórico e uma ação prática acerca do assunto. Aqui em Taquaritinga, inserimos a nossa realidade, composta por muitas dificuldades, mas mostrando que há sempre caminhos para vencer a intolerância. Então, o grupo estudou o comportamento das crianças do projeto “De Mãos Dadas”, já que é uma ação que acolhe pessoas de todas as religiões. Criamos um workshop para instigar as crianças a refletirem sobre o tema e mostrando que é possível conviver e aprender com as diferenças. Por fim, reunimos esses dados e elaboramos a dissertação; as estudantes de RJ também fizeram outros tipos de projetos abordando o referido assunto”, enfatiza.

Nicole cursou o ensino médio na ETEC de Taquaritinga (SP) e foi aprovada nos vestibulares mais disputados do país: o da Universidade de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de São Paulo (USP), optando por ingressar na primeira instituição citada. Atualmente, ela estuda no terceiro período do curso Estudos Literários e um de seus objetivos é voltar a morar em Taquaritinga (SP) para poder ampliar seu trabalho em prol da comunidade onde nasceu. “Quero ser professora para contribuir com a educação de crianças e jovens que estudam aqui”, finaliza.

Agora, a taquaritinguense representará o Brasil (que participa do encontro pela primeira vez) no programa até o final de 2021. Em sua primeira missão, ela embarcará na próxima quarta-feira (5 de Fevereiro) para a Espanha, devendo retornar na segunda quinzena do mês. Já no final do primeiro semestre, ela estará a caminho de Lima, no Peru, para se reunir novamente com os estudantes selecionados. No total, trinta jovens de quinze países foram escolhidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *