Taquaritinga (SP) é a sexta cidade mais segura do Estado, segundo Instituto Sou da Paz

Taquaritinga foi eleita como a sexta cidade mais segura entre os 141 municípios do Estado de São Paulo com 50 mil habitantes ou mais. Os dados são do último levantamento do Índice de Exposição de Crimes Violentos (IECV) divulgado pelo Instituto Sou da Paz.

O estudo mede a exposição à violência em grandes cidades paulistas e as informações são referentes a 2020 – primeiro ano acometido pela pandemia de Covid-19 e marcado, principalmente, pelo distanciamento social.

A ‘cidade pérola’ ainda é o município menos violento da região, classificada á frente de Matão (10° lugar), Jaboticabal (59° lugar) e Ibitinga (89°) e ficando atrás somente de Monte Alto (3° lugar).

Lançado em 2017, o IECV foi criado para facilitar a avaliação que agregue diversas dimensões da violência e da segurança pública no Estado, analisando diferentes tendências criminais e permitindo uma comparação de estatísticas entre cidades e distritos policiais ao longo do tempo, além do nível de exposição da população aos principais crimes contra a vida.

O número é calculado a partir da média de três subíndices: crimes letais (homicídios e latrocínios), crimes contra a dignidade sexual (estupro) e crimes contra o patrimônio (roubos, roubos de veículos e roubos de carga).

Em comparação aos anos anteriores, Taquaritinga subiu uma posição na relação dos municípios.

A campeã do ranking no Estado é a cidade de Santa Bárbara do Oeste; cidade a 220 quilômetros do município taquaritinguense. Já o litoral paulista teve os piores índices analisados pelo estudo e foi colocado nos últimos lugares com as cidades de Ubatuba, Itanhém e Peruibe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *