Saúde já identificou cinco variantes da Covid-19 em moradores de Taquaritinga (SP)

A Secretaria da Saúde de Taquaritinga (SP) já recebeu a notificação de 20 moradores da cidade que foram infectados com variantes da Covid-19. Os exames para sequenciamento genético são colhidos de pacientes em períodos aleatórios, sem datas ou pessoas pré-selecionadas.

Dentre as amostras analisadas, cinco variantes do vírus foram confirmadas: 12 casos da P.1 (linhagem brasileira encontrada pela primeira vez em Manaus – GAMMA), 2 casos da P.1.1 (mesma linhagem brasileira, mas com mutação), 3 casos da P.2 (variante brasileira identificada no Rio de Janeiro – ZETA), 1 caso da B.1.621 (linhagem colombiana – Mu) e 2 casos da B.1.617.2 (linhagem indiana – DELTA) . A transmissão comunitária foi considerada apenas para a cepa originária de Manaus; os demais casos são classificados como importados.

Das amostras confirmadas como infecções por variantes, três pacientes acabaram falecendo. 

O órgão faz o monitoramento da pandemia na cidade e acende o alerta desde que a última variante foi detectada em munícipes. Os cuidados primários devem ser mantidos ainda de forma rigorosa, como o uso da máscara de proteção, distanciamento físico e constante higienização das mãos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.