Santa Casa prepara inauguração do Centro de Hemodiálise “Querubim José Borelli’
Planejado por mais de vinte anos, local deve atender beneficiários do Plano de Saúde, com expansão de atendimento regional e para pacientes do SUS

A Santa Casa de Taquaritinga anunciou a abertura do Centro de Hemodiálise – o primeiro da cidade. A expectativa é que o local seja inaugurado até o final de Setembro.
Preliminarmente, o espaço terá capacidade para atender até dez pacientes em tratamento renal por dia. “Serão mais de cem sessões por mês, atendendo os beneficiários do Plano de Saúde e, posteriormente, os pacientes do Sistema Único de Saúde”, disse o superintendente Wilson José Davóglio em entrevista ao Jornal Tribuna.
O local foi preparado no interior da Clínica de Especialidades, recém-inaugurada na Rua 7 de Setembro, ao lado da unidade médica. Dotadas com oito equipamentos para o procedimento, as salas também possuem tecnologia de ponta, com possibilidade de expansão caso a demanda aumente. “Todo o trabalho está sendo executado com recursos da Santa Casa, em um investimento que gira em torno de R$ 450 mil”, explicou o presidente Waldemar Peria.
Pelo convênio médico da unidade, há entre cinco e dez pacientes que se deslocam às cidades-vizinhas para realizar o tratamento toda a semana. No município, calcula-se que mais de cinquenta moradores utilizem esse serviço atualmente.
Na hemodiálise, o equipamento filtra e limpa o sangue, realizando a função do rim que não funciona mais – o que exige que o procedimento seja realizado cerca de três vezes por semana.
“É um sonho da Santa Casa que se iniciou em 2001. Desde aquela época, amadurecemos o projeto, sempre com desejo de entregar esse serviço para a população o mais rápido possível. Na trajetória, tivemos muitos desafios (como a pandemia) que acabaram adiando a conclusão da obra. Com a sugestão da nova diretoria, vamos começar atendendo os beneficiários do nosso convênio para produzirmos um histórico de serviço e, futuramente, possamos nos habilitar para atender mais pessoas. Isso vai depender da autorização da Secretaria Estadual de Saúde e, posteriormente, do Ministério da Saúde, além da celebração de acordos com a Prefeitura, visando contrapartida financeira devido o alto custo dos serviços. Em reunião, o atual prefeito já manifestou interesse em fazer a parceria”, enfatizou Zezé.
A inauguração marca o avanço significativo na área da Saúde, especialmente para os pacientes com doenças renais crônicas, proporcionando acesso facilitado ao tratamento.
“É um sonho que acalentamos há muitos anos. Fomos impulsionados porque acompanhamos, muitas vezes de perto, o sofrimento de algumas famílias que precisam pegar a estrada toda semana em busca do tratamento. É muito difícil, seja qual forma a locomoção, seja de ambulância ou carro próprio. É por isso que traçamos a meta de entregar esse serviço. Não precisamos começar com muito; vamos começar com o melhor, mas não tão grandioso. Vamos aos poucos, para proporcionar o melhor, cada vez mais”, finalizou Peria.
Como forma de gratidão, a diretoria escolheu o nome do professor e ex-diretor da unidade Querubim José Borelli para ser homenageado no novo Centro. O taquaritinguense, também paciente da hemodiálise, chegou a acompanhar o projeto para a implantação do serviço.
A Santa Casa está em constante crescimento e, em andamento, também estão as obras para expansão da Unidade de Terapia Intensiva. Há também projetos para implantação de uma área de Hemodinâmica e a reforma da enfermaria do SUS.






