Posto de emissão de RG é fechado temporariamente em Taquaritinga (SP)

A sala de emissão de carteira de identidade (ou “RG”) instalada em Taquaritinga (SP) está fechada desde a última quinta-feira (4). O motivo da paralisação do serviço é o remanejamento de funcionários que o atual prefeito, Vanderlei José Mársico, foi obrigado a realizar depois de uma ordem judicial para colocar todos os funcionários públicos que não estavam exercendo suas devidas funções em seus respectivos postos de trabalho, de acordo com a admissão feita através de concurso público.

Segundo as informações obtidas, duas funcionárias públicas eram responsáveis pelo referido setor, que atende a população taquaritinguense há mais de 30 anos. Com a nova ordem, elas passaram a exercer a função de “serviços gerais” nas dependências da Delegacia de Polícia, local onde o posto funcionava.

Setor da carteira de identidade em Taquaritinga (SP) está fechado desde a última quinta-feira (4)

Sendo assim, os agendamentos que já estavam confirmados foram cancelados e os munícipes estão sendo orientados a procurar os postos do Poupatempo nas cidades de Araraquara (SP), Ribeirão Preto (SP) e Catanduva (SP), para a emissão do RG.

A sala de emissão de RG em Taquaritinga (SP) era a única da nossa região que possui o sistema totalmente informatizado, atendendo pessoas de diversas cidades e emitindo, em média, 400 carteiras por mês. A suspensão dos trabalhos deve ser temporária, até que a atual administração encontre uma solução para reativar o posto.

_____________________

O que é RG?: O Registro Geral, conhecido como RG ou Carteira de Identidade, é o documento mais importante de identificação do cidadão. A partir dele é possível tirar outros documentos como CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), por exemplo.

A emissão é feita para pessoas que nasceram e foram registrados no Brasil e nascidos no exterior, filhos de pais brasileiros (desde que conste o termo “brasileiro nato” na certidão). Não existe uma idade mínima para tirar o RG, o documento pode ser solicitado a qualquer momento.

Para requerer a identidade é necessário agendar o serviço em um dos postos do Poupatempo e apresentar no dia a certidão de nascimento, certidão de casamento; todos os documentos devem estar legíveis, sem manchas, rasuras ou rasgos.

Para os menores de 16 anos, é necessário ir acompanhado do responsável, que deve estar com documento original de identificação. Os números dos CPF e do PIS/Pasep, também podem ser acrescentados na identidade.

O serviço é gratuito e fica pronto em até 10 dias úteis. A retirada pode ser feita no local onde foi solicitado. Após 180 dias, se o RG não for retirado, ele é destruído. Em caso da emissão da segunda via do documento, seja por perda ou por mau estado e danificação, é necessário recolher uma taxa no valor de R$ 39,80 antes de realizar o agendamento. A guia para o pagamento é feita em qualquer autoescola e despachante de sua cidade.

Para mais informações, basta acessar o site do Poupatempo, o aplicativo SP Serviços ou entrar em contato pelos telefones 0800-7723633 (para telefones fixos) e (11) 29303650 (para celulares). (Fonte: Governo do Estado de São Paulo)

Shadow
Slider

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *