DESTAQUEMais recentesTecnologia

O impacto dos modelos de IA generativa na produção de conteúdo

Por Marcus Rogério de Oliveira*

Nossa série de artigos sobre a aplicação dos modelos de IA generativos tem despertado um interesse crescente entre os profissionais, levando-os a experimentar essas incríveis ferramentas criativas e incorporá-las em seu cotidiano como assistentes virtuais profissionais. À medida que exploram e expandem as possibilidades dos modelos GPT, esses profissionais estão indo além do uso básico e desenvolvendo técnicas avançadas para elaborar prompts que resultam em textos, ideias, designs e até músicas de alta qualidade.

Por exemplo, os modelos de IA generativos estão transformando a criação de conteúdo digital em diversos setores, desde publicidade e jornalismo até educação e entretenimento. Os profissionais estão explorando essas ferramentas para ampliar suas ideias e possibilidades criativas, gerando slogans impactantes, roteiros envolventes, letras de músicas cativantes e wireframes de aplicativos inovadores, entre muitos outros outputs criativos.

Um exemplo de uso para geração de textos, seria o seguinte prompt: Escreva um tweet promovendo o novo livro sobre IA “o presente que molda nosso futuro” do autor Marcus Oliveira. Um possível resultado seria: “Não perca o novo best-seller de Marcus Oliveira e mergulhe no fascinante mundo da inteligência artificial! “IA, o presente que molda nosso futuro” já está às vendas.

Prompts para criação de posts em blogs como: “Crie 10 dicas para melhorar a produtividade no home office para um blog sobre bem-estar”, pode trazer como resultado um texto listando algumas maneiras de como criar uma rotina, eliminar distrações, fazer pausas, definir metas, usar técnicas como Pomodoro, entre outros.

Um designer gráfico poderia utilizar o prompt: “Dê ideias para criação de um banner para o site da nova loja de artigos esportivos Lo Sportivo” para obter como resultado  algumas sugestões para elementos como fontes para o nome da loja, imagem de fundo de pessoa praticando esporte, call-to-action como “Aproveite nossas ofertas” e assim por diante.

Ou ainda, poderia utilizar o prompt: “Projete um infográfico sobre as vantagens de se adotar um estilo de vida mais saudável” para obter ilustrações e textos sobre benefícios como mais disposição, melhor qualidade de vida, redução de doenças, etc.

Essas são apenas algumas das muitas aplicações em áreas criativas. Os benefícios incluem aumentar a produtividade e permitir que os humanos foquem no trabalho mais estratégico. Claro, a supervisão humana e formação na área é essencial. Porém, não há dúvidas de que a IA generativa está revolucionando a criação de conteúdo digital em todas as indústrias. E mal começamos a explorar suas possibilidades!

 

Verifique se este texto ou qualquer outro foi escrito por IA com estas ferramentas:
https://www.zerogpt.com/

https://gptzero.me/

https://smodin.io/ai-content-detector

 

*Marcus Rogério de Oliveira é um renomado professor da Fatec de Taquaritinga, onde leciona desde 1995. Com um extenso currículo acadêmico, é Doutor em Biotecnologia pela UFSCar, Mestre em Ciência da Computação pelo ICMC-USP e Bacharel em Ciência da Computação pela Unoeste. Sua vasta experiência o tem levado a atuar em áreas como Banco de Dados, Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Dados e Ciência de Dados.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *