Intérprete de LIBRAS de Taquaritinga (SP) participa de live musical e traduz shows para comunidade surda da cidade pela primeira vez
Alguns integrantes da comunidade surda de Taquaritinga (SP) assistiram, pela primeira vez, uma live musical com acessibilidade em LIBRAS. A oportunidade surgiu através da intérprete taquaritinguense Leidjane Alves dos Santos, que foi convidada pelas bandas Jota Quest e Maneva e participou do evento online, que foi transmitido para um grupo de moradores de um condomínio fechado em Osasco (SP) na noite de sábado (13).
Mesmo com a restrição ao público, Leidjane conseguiu disponibilizar o link de acesso para os moradores da cidade. “Até tempos atrás, a música não fazia parte do que chamamos de ‘cultura surda’, por ser uma arte destinadas à ouvintes. A inclusão neste meio é algo muito recente e meus alunos/amigos, quando começaram a assistir o show, tiveram expressões faciais inexplicáveis. Foi uma sensação maravilhosa e muito gratificante”, disse em entrevista ao Jornal Tribuna.

Além da participação dos amigos, o evento também foi um momento marcante para os músicos do Jota Quest: foi a primeira live deste seguimento para o grupo. “Foi uma noite muito especial; as bandas puderam mostrar o trabalho para um ‘novo público’ e meus amigos adoraram eles. Tudo muito inesquecível…”, finalizou.
