DESTAQUEMais recentesTecnologia

Insights do AI Index Report 2025 para Taquaritinga

Por Marcus Rogério de Oliveira*

Em nossa série de artigos sobre tecnologias disruptivas e tendências tecnológicas, buscamos sempre envolver você, querido leitor, em uma reflexão sobre o futuro que está sendo construído diante dos nossos olhos. Hoje, especialmente, vamos explorar juntos algumas partes do recém-lançado relatório “Artificial Intelligence Index Report 2025”, da Universidade de Stanford, que nos traz um panorama abrangente e fascinante sobre a inteligência artificial (IA). E, como toda semana fazemos, já de início, pergunto para você: o que isso significa para nós?

Eu, particularmente, penso o tempo todo que nossa cidade pode se tornar uma referência em várias áreas da tecnologia, principalmente na inteligência artificial. E veja só, é exatamente isso que o relatório mostra ao destacar que o dia a dia das pessoas, o cotidiano mais simples, está sendo bombardeado por tecnologias inovadoras.

No relatório são mostrados os avanços em benchmarks exigentes como MMMU, GPQA e SWE-bench, que são testes criados para avaliar o desempenho da IA em diferentes áreas, como resolução de problemas matemáticos, compreensão profunda de textos e habilidades de programação. Esses avanços indicam que a IA está cada vez mais apta a solucionar tarefas que antes exigiam muita intervenção humana. Sim, a IA e seus agentes estão automatizando muito dos processos e aumentando incrivelmente a nossa produtividade.

O relatório ainda destaca que a IA já está sendo integrada amplamente em diferentes áreas. Temos muito campo para crescer. Aliando a IA com agricultura, indústria, saúde, administração, entre outras, Taquaritinga pode sim, tornar-se um centro de inovação tecnológica.

Acho importante trazer para vocês que tenho conversado bastante com empreendedores e investidores de nossa cidade. Nesses bate-papos informais, eles têm me falado que querem investir em tecnologia. E veja que ótimo, para eles o relatório de Stanford também traz uma notícia excelente: o investimento privado em IA está crescendo muito rápido de forma consistente, com destaque especial para a IA generativa aplicada a nichos. Este crescimento abre uma janela nova para novos negócios e inovações locais, por exemplo, na agricultura que está em nosso DNA.

Ao estabelecer um polo de inovação tecnológica estruturada aqui em Taquaritinga, iremos transformar as ideias inovadoras desses investidores de visão em empreendimentos reais, colocando nossa cidade em destaque no cenário nacional da tecnologia e inovação.

Finalmente, chegamos a um ponto que se conecta diretamente com um dos maiores destaques de Taquaritinga: a educação. O relatório fala sobre uma expansão forte do ensino em inteligência artificial e ciência da computação ao redor do mundo. E aqui temos uma vantagem estratégica, pois com a Fatec já consolidada e uma rede de escolas comprometidas, temos o que precisamos para formar os talentos que vão fazer tudo acontecer.

As tendências apresentadas no relatório de Stanford não são apenas informações distantes. São oportunidades reais que estão ao nosso alcance. Taquaritinga será protagonista neste novo cenário tecnológico. Com talento local, apoio institucional e visão de futuro, seremos uma cidade referência em inovação. Esse trabalho já começou, e ele está sendo liderado por quem acredita no poder da tecnologia como força de desenvolvimento. Agora é o momento de agir, de investir, de criar.

Para quem quiser analisar o relatório: https://hai-production.s3.amazonaws.com/files/hai_ai_index_report_2025.pdf

 

*Marcus Rogério de Oliveira é um renomado professor da Fatec de Taquaritinga, onde leciona desde 1995. Com um extenso currículo acadêmico, é Doutor em Biotecnologia pela UFSCar, Mestre em Ciência da Computação pelo ICMC-USP e Bacharel em Ciência da Computação pela Unoeste. Sua vasta experiência o tem levado a atuar em áreas como Banco de Dados, Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Dados e Ciência de Dados.

(Imagem gerada por IA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *