Gin taquaritinguense leva seis premiações nos EUA

Com um longo leque de bebidas finas produzidas e envasadas em Taquaritinga (SP), que inclui o Gin, Cachaça, Vodka, Rum, Pastis e até Absinto, a Destilaria Matrix acaba de ser premiada na cidade americana de San Francisco/EUA por seis de suas criações.

Slider

Além do reconhecimento e fortalecimento no mercado, as marcas saíram com seis medalhas para serem somadas às outras recebidas pela Matrix, totalizando treze premiações internacionais já conquistadas.

A avaliação foi composta por um grupo de degustadores que apreciaram mais de três mil bebidas de todo o mundo. Os gins Böie Passion e Evelin levaram medalhas de ouro, os Bates Café e Loki Gin saíram com duas medalhas de prata e os Bates e Five Angels com duas medalhas de bronze.

Em entrevista ao Jornal Tribuna, os irmãos José Ricardo e João Fucci se dizem lisonjeados com os novos títulos e sentem o aumento da responsabilidade diante de seus clientes.

Popularmente conhecido em territórios americanos e europeus, o gin vem ganhando espaço no mercado brasileiro e hoje supera as vendas de bebidas premium em comparação à vodka; a quarta bebida alcoólica mais consumida no país, perdendo apenas para a cerveja, a cachaça e o vinho.

Responsável pelo desenvolvimento do aroma dos botânicos, João conta que o aumento do consumo no Brasil despertou seu interesse em se aprofundar nas sutilezas da bebida. “O desenvolvimento e produção do Gin são muito complexos, pois é uma bebida que consegue ‘imprimir’ uma característica fortíssima em comparação às outras. De certa forma, isso acabou me seduzindo e eu passei a me dedicar, minuciosamente, no assunto”, relatou.

Uma das suas inovações foi a criação de um gin que harmoniza com cerveja, batizado como Five Angels, que também já foi premiado no exterior e será lançado em breve.

O processo de criação consiste na harmonização das bebidas com a extração das melhores substâncias dos ingredientes naturais. Para isto, o master distiller desenvolveu técnicas que agilizam as fases de produção sem perder a qualidade do produto; eficiência que vem sendo comprovada através das inúmeras premiações que a destilaria vem recebendo.

Hoje a Destilaria Matrix desenvolve e produz bebidas da categoria ‘premium’ para várias marcas e prepara o lançamento de uma linha própria que engloba a vodka Beast e dois que já nascem premiados gins: o Bates (com botânicos da floresta amazônica) e o Bates Café.

Criada há quase 40 anos, a Destilaria Matrix foi fundada pelos irmãos despretensiosamente, em uma situação engraçada enquanto cursavam Engenharia. “Na época em que estudávamos em Bauru (SP), houve falta de combustíveis nos postos por conflitos militares e, muitas vezes, não tínhamos como retornar para a cidade. Decidimos montar uma estrutura para fabricarmos o próprio etanol e com a junção do nosso conhecimento adquirido na faculdade e algumas peças de ferro-velho, construímos a nossa estrutura que, mais tarde, foi adaptada para produzir cachaça”, disse João em entrevista ao Jornal Tribuna.

A produção da Destilaria Matrix conta com um diferencial que eleva a qualidade da bebida e o processo de destilação foi patenteado pelos irmãos

Com o passar dos anos, a empresa passou por modificações, adequando-se para a produção de outros destilados mais complexos, sempre focados em aperfeiçoar as tecnologias já conhecidas. Os taquaritinguenses deixaram suas profissões para se dedicarem à destilaria e o reconhecimento no mercado, segundo João, vem de um grande diferencial no processo da produção do álcool, cuidadosamente supervisionado por José Ricardo, que eleva a qualidade da bebida em um nível bem acima de seus concorrentes. O processo de destilação foi patenteado pelos irmãos.

Agora, os empresários também estão próximos de fechar a maior parceria da história da marca. Paralelo à novidade, também há o projeto de instalação de um show-room na Rua Prudente de Moraes onde todas as bebidas da linha poderão ser encontradas. A expectativa é que o lançamento do novo espaço ocorra até o fim do ano.

Os fundadores da Destilaria Matrix, treze vezes premiada em concursos internacionais pela qualidade de sua linha de produção. Hoje, a empresa abastece o mercado internacional de bebidas e, cada vez mais, ganha o respeito de seus concorrentes (Foto: Arquivo Pessoal)

Deixe uma resposta