Em Taquaritinga (SP): Vereador propõe criação da ‘Semana de Prevenção e Combate ao AVC’

Alertar e esclarecer a população sobre os riscos do Acidente Vascular Cerebral (AVC) são os maiores objetivos da proposta do vereador Eder Mineiro, que foi aprovada na Sessão Ordinária da Câmara no dia 16 de Novembro. O texto, que após ser sancionado será transformado em Lei, cria a Semana e o Dia Municipal de Prevenção e Combate ao AVC em Taquaritinga. Segundo o autor da ideia, as atividades deverão ser realizadas por volta de 29 de Outubro – data comemorativa do Dia Mundial de Combate ao AVC.

A data também será incluída no Calendário Oficial de Eventos. A programação será desenvolvida pelos órgãos de atenção à Saúde, Esporte e de Assistência Social com o apoio de voluntários, entidades não-governamentais, sociedade civil organizada, instituições de ensino superior e instituições técnicas em Saúde.

O projeto sugere, como parte das atividades: distribuição de informativos, aplicação de questionário para obtenção de uma amostra da saúde da população, medição de fatores de riscos relacionados a problemas vasculares e palestra com médico especialista em neurologia. “Para finalizar a semana, será realizada uma caminhada e ou corrida pelas ruas centrais da cidade como forma de incentivar a prática de exercícios físicos”, destaca Eder Mineiro, que lembrou que a doença foi a causa de morte de sua mãe.

Durante a discussão do Projeto, foi lembrado que o vereador Luís Carlos da Vila é uma das vítimas recentes de AVC. Na oportunidade, Dr. Denis Machado, que é fisioterapeuta, aproveitou para dizer que o colega se recupera bem. Em razão do problema, Luís Carlos se licenciou por dois meses de suas funções na Câmara.

De acordo com o Ministério da Saúde, existem dois tipos de AVC, que ocorrem por motivos diferentes: o hemorrágico e o isquêmico. Os principais sinais de alerta para qualquer tipo de AVC são: fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo; confusão mental; alteração da fala ou compreensão; alteração na visão (em um ou ambos os olhos); alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar; dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente.

(Informações: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Taquaritinga)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.