Em Taquaritinga (SP): SEBRAE AQUI faz a abertura e formalização de 180 novas microempresas no primeiro semestre

O SEBRAE AQUI de Taquaritinga  (SP) registrou a abertura e regularização de 180 novas microempresas (as chamadas ‘MEIs’) no primeiro semestre do ano. Os dados foram disponibilizados na última semana pela diretoria da unidade.

Shadow
Slider

De acordo com a agente de desenvolvimento, Joice Xavier, há uma estimativa de que esse número seja ainda maior, pois o dado divulgado se refere somente às microempresas abertas e regularizadas. “Muitas pessoas fazem o cadastro da MEI mas não concluem o processo de regularização e, quando o procedimento está incompleto, não entra na nossa relação de novas empresas. Cadastros feitos em escritórios de contabilidades também não são computados por nós”, disse em entrevista ao Jornal Tribuna.

Quando não finalizada, o microempresário pode sofrer sérios prejuízos caso o estabelecimento esteja funcionando com a documentação irregular. “No caso das prestações de serviço, o trabalhador não pode emitir nota sem a inscrição municipal e, no caso de estabelecimentos comerciais, fica vetado o funcionamento por falta de alvará”, enfatiza.

O relatório também aponta um crescimento da formalização desse grupo em comparação ao mesmo período do ano passado. Somente entre Março e Junho, meses marcados pela pandemia de Covid-19, foram formalizados 54 novos microempreendedores, correspondendo a mais de 40% do total no semestre. O ramo mais investido no período foi o da alimentação, seguido da área da beleza.

Mesmo com as atividades presenciais suspensas, os profissionais do SEBRAE conseguem prestar atendimento de forma rápida e dar uma resposta construtiva para o público que busca orientação na unidade. Os contatos estão sendo feitos através dos telefones (16) 9.9127-7763 e (16) 9.8169-9730.

  • Errata: O dado contidos na Edição Digital número 968 do Jornal Tribuna, divulgada no dia 4 de Julho de 2020, mostra um apontamento errado em uma estatística. A informação de que foram registradas 75 novas empresas entre Março e Junho deste ano está equivocada; o número correto é 54.

Deixe uma resposta