Em Taquaritinga (SP): Saúde recebe capacete de oxigenação que substitui intubação de pacientes com Covid-19

A Prefeitura de Taquaritinga (SP) recebeu a doação de seis capacetes de oxigenação que substituem a intubação nos casos de recuperação de pacientes com quadros de insuficiência respiratória de média gravidade.

O equipamento foi doado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), sendo desenvolvido por pesquisadores da própria instituição. Segundo os responsáveis, ele tem demonstrado excelentes resultados em sua utilização; somente no Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), cerca de 120 pacientes já usaram o equipamento – destes, 60% não precisaram ser intubados.

“Estes tipos de capacetes têm sido recomendados em muitas diretrizes, como um suporte respiratório não-invasivo durante a pandemia, em diversos países ao redor do mundo”, explica um dos pesquisadores. “Entre todos os dispositivos não-invasivos, ele é o que proporciona uma menor quantidade de dispersão de partículas e contaminação do ar, e pode reduzir a falta de leitos de UTI durante o pico de Covid-19, bem como uma menor necessidade de intubação e ventilação mecânica”, complementa.

“Entre as vantagens confirmadas com o uso do equipamento estão a manutenção dos níveis de saturação de oxigênio, sustentação de níveis de pressão dentro do dispositivo, possibilidade de colocação dos pacientes em posição prona (de bruços) com segurança, maior conforto aos enfermos e comunicação com a equipe, podendo utilizar de dietas líquidas durante o uso”, explica Suzane Amanda Turchetti Kinoshita, fisioterapeuta do HUM.

De acordo com o Secretário Municipal da Saúde, José Fonseca Neto, o equipamento será testado em pacientes da UPA 24h. “O capacete desenvolvido na UEM garante ao paciente mais conforto, além de contribuir na recuperação nos casos de isolamento de corte (separação de doentes da Covid-19 em uma mesma enfermaria ou área), redução dos gastos na Saúde e, eventualmente, diminuição no tempo de internação”, finaliza.

2 thoughts on “Em Taquaritinga (SP): Saúde recebe capacete de oxigenação que substitui intubação de pacientes com Covid-19

  • 20 de abril de 2021 em 15:53
    Permalink

    Parabéns aos Médicos ,enfermeiros e ta equipe de Saúde de Taquaritinga ,assim como o Prefeito que tem dado uma atenção especial a saúde e também aos que perderam empregos ou estao em condições precárias ,oferecendo alimentos e cuidados necessários para que possam passar por este período tão difícil .Gratidão a todos

    Resposta
  • 20 de abril de 2021 em 17:35
    Permalink

    Graças a Deus, bom ver que a faculdade de Maringá, apesar de redução de verbas nos últimos anos, conseguiu avançar em pesquisas para o bem do povo brasileiro.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *