Em Taquaritinga (SP): Saúde divulga cronograma de atividades do ‘Outubro Rosa’

A Secretaria de Saúde de Taquaritinga (SP) divulgou o cronograma de atividades que será desenvolvido em prol da saúde da mulher durante o ‘Outubro Rosa’. A ação é uma campanha internacional de conscientização que tem como finalidade alertar as mulheres e a toda sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo de útero.

Celebrado anualmente, o Outubro Rosa compartilha informações e promove a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuindo para a redução da mortalidade.

O município irá realizar as tradicionais campanhas de coleta de papanicolau e encaminhamento para realização da mamografia. As atividades vão ocorrer em todas as Unidades de Saúde, de segunda a sexta-feira, com horário estendido das 17h às 20h, para contemplar toda a população e, principalmente mulheres que trabalhem durante o dia. Para fazer o exame, é necessário apresentar Cartão do SUS, RG e CPF, além de não praticar atividade sexual dois dias antes do procedimento e não estar menstruada.

Para o período, a pasta também planejou realizar ações em todas as Unidades Básicas do Município (incluindo os distritos) em parceria com as equipes e profissionais voluntárias, com objetivo de promover saúde e ofertar informações de qualidade, que envolvam a saúde integral da mulher. 

Entre as atividades está a abordagem da pobreza menstrual com voluntárias da Fluxo Digno, combate a Violência Doméstica com profissionais do Projeto Pérola e da Comissão de Defesa das Vítimas de Violência Doméstica e Empoderamento Feminino/Sororidade, com psicólogas atuantes na rede municipal e convidadas. As rodas de conversa foram planejadas com o intuito de fortalecer essas mulheres e a compreensão de si mesmas e do que é ser mulher no mundo, respeitando e ampliando o conhecimento sobre seus direitos. Confira a programação:

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.