Em Taquaritinga (SP): Saúde desativará ‘Gripário’ em 30 de Setembro

A Secretaria de Saúde de Taquaritinga (SP) desativará o Centro de Triagem estruturado para atender pessoas com síndromes gripais e suspeitos de contraírem a Covid-19 no Ginásio de Esportes Manoel dos Santos. O local será fechado em 30 de Setembro e, a partir de 1° de Outubro (sexta-feira), os munícipes que necessitarem de atendimento passarão a ser atendidos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h).

De acordo com o secretário da pasta, José Fonseca Neto, a decisão foi embasada na baixa procura por atendimento médico no Gripário, bem como o avanço da vacinação contra o novo Coronavírus, que já atingiu mais de 70% da população imunizada com a segunda dose. A estrutura foi ativada em 30 de Março de 2020 e, em períodos críticos da pandemia, chegou a realizar 300 atendimentos diários.

Contando com uma equipe médica completa, os profissionais são responsáveis pela triagem, testagem, diagnóstico e prescrição do tratamento, seguidos de orientações sobre o isolamento de casos positivos e monitoramento de casos suspeitos. Em Junho do ano passado, o ambulatório foi reconhecido como um Centro de Enfrentamento à Covid-19 pelo Ministério da Saúde.

A partir de Outubro, as pessoas com sintomas respiratórios continuarão a receber todo o amparo necessário, só que em uma ala feita na UPA 24h, que terá acesso através da base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). 

A unidade de emergência ainda conta com salas de internação para pacientes positivados que necessitam de observação médica mais intensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.