Em Taquaritinga (SP): ‘Gripário’ vira centro para enfrentamento à Covid-19 e receberá R$ 60 mil por mês do Ministério da Saúde para custeio

O Ambulatório de Síndromes Respiratórias da Prefeitura de Taquaritinga – conhecido como Gripário – foi credenciado pelo Ministério da Saúde como Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19. Com a aprovação, a estrutura instalada no Ginásio Esportes Manoel dos Santos deverá receber mensalmente R$ 60 mil, durante 90 dias. A verba é “carimbada”, sendo obrigatório seu investimento na manutenção do serviço.

Segundo Vanessa Paciello, coordenadora de Educação Permanente em Saúde e responsável pela Atenção Básica, o dinheiro será utilizado exclusivamente para o Gripário. “Esse incentivo financeiro federal tem de ser usado para aquisição de materiais, equipamentos de segurança, medicamentos e outros itens para implementar as ações relacionadas a esse serviço especificamente”, disse ela.

A estrutura 

Montado no dia 30 de março de 2020, o Ambulatório de Síndromes Respiratórias atende a cerca de 130 pessoas por semana. “São pessoas com amigdalite, sinusite, H1N1 e outras influenzas, que deixam de ir às UBS e à UPA. A ideia é tirar de circulação as pessoas com suspeita de Covid-19”, disse Ana Lúcia Sales Teodoro da Silva, coordenadora dos Serviços de Urgência e Emergência do município.

Ainda de acordo com ela, uma equipe completa de atendimento (médico, enfermeiro e dois técnicos em enfermagem) faz o acolhimento, dá orientações, faz o diagnóstico precoce, o tratamento e o monitoramento de casos suspeitos. Para isso a estrutura conta com uma mesa para atendimento, maca e material para coleta de exame.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *