Em Taquaritinga (SP): GAMA faz a castração de quase mil animais no primeiro semestre

O Grupo Amigo dos Animais (GAMA) de Taquaritinga/SP realizou a castração de 897 cães e gatos no primeiro semestre do ano. O número da procura pela cirurgia é menor se comparado com mesmo período de 2019, quando a entidade realizou 1.202 procedimentos, totalizando 1.625 animais castrados durante todo o ano. A equipe diretora relaciona a queda da procura neste ano com a pandemia de Covid-19.

De acordo com a diretoria, a castração tem o objetivo de controlar a excessiva população de cães e gatos nos centros urbanos, evitando a transmissão de zoonoses e a ocorrência de acidentes, como mordeduras, arranhaduras e atropelamentos. É considerada a única forma eficaz e humanitária de controle populacional de animais.

O serviço prestado pelo GAMA às famílias de baixa renda é viabilizado por meio de campanhas que o próprio grupo realiza durante o ano, como a organização eventos, ‘cantinhos da sobremesa’ e a venda de calendários e adesivos personalizados. Há também a destinação de emendas impositivas feitas pela Câmara Municipal e Termo de Fomento cedido pela Prefeitura, além de doações de colaboradores que sabem da importância da iniciativa. “Estamos muito satisfeitos com o trabalho que realizamos na cidade, mas sabemos que ainda é pouco. Há muito o que se fazer quando o assunto é a causa animal; os esforços precisam ser ininterruptos”, disse uma das voluntárias.

A família interessada em castrar seu animal de estimação deve realizar um cadastro prévio na Farmácia Naturalis (centro da cidade). Após o preenchimento, as fichas são encaminhadas para triagem, onde os dados serão avaliados. A ação é destinada para tutores de cães e gatos que não possuem recursos financeiros para castrarem os animais e evitar a procriação deles.

Para ajudar o grupo a ampliar o trabalho desenvolvido, basta entrar em contato com um dos voluntários para saber como as doações devem ser feitas. A prestação de contas dos serviços pode ser acompanhada, mensalmente, através das redes sociais.

Mais informações sobre o trabalho do grupo podem ser obtidas na página oficial do GAMA no Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *