Em Taquaritinga (SP): ETEC Dr. Adail Nunes da Silva conquista novo curso de Meio Ambiente

A partir do segundo semestre de 2021, a ETEC Dr. Adail Nunes da Silva ofertará o curso técnico de Meio Ambiente na instituição. A conquista foi anunciada na última sexta-feira (16).

A implantação do ensino se soma aos outros nove cursos que a escola oferece no município. No total, a unidade recebe cerca de 760 novos alunos por aluno (entre cursos técnicos e integrados ao Ensino Médio), que procuram qualificação para ingressarem no mercado de trabalho.

A diretora da ETEC, Márcia Pires, disse que o pedido de implantação do novo curso foi feito após uma pesquisa de mercado na cidade e região (com empresas interessadas nestes profissionais) e pesquisa de demanda (pessoas interessadas em fazer o curso), obtendo resultados promissores. Em todo o Estado, apenas dez cidades oferecem o curso de Meio Ambiente em suas ETECs.

A docente comemora a notícia e se mostra otimista com o investimento na escola. “Não posso deixar de agradecer as coordenadoras que trabalharam e se empenharam para que isso fosse possível, bem como todos os professores e auxiliares do curso de Química, que se engajaram na formulação de encaminhamentos do expediente para o pleito do curso junto ao Centro Paula Souza. Também tivemos o apoio do prefeito municipal, Vanderlei Mársico, de todos os vereadores da Câmara, do superintendente do SAAET, Sérgio Salvagni, do diretor da empresa Floresta – Projetos Ambientais, o biólogo Rodrigo de Abreu e da Secretaria de Agricultura /Meio Ambiente e SABESP de Monte Alto. Tenho certeza que o curso beneficiará não somente os estudantes de Taquaritinga, mas de toda a região”,  relatou em entrevista ao Jornal Tribuna.

De acordo com o portal online do Centro Paula Souza, o curso é destinado para os interessados que já concluíram o Ensino Médio (nas modalidades Regular, EJA e ENCCEJA) ou para aqueles que estejam cursando, ao menos, o Segundo Ano.

O curso será ofertado no período noturno, de forma presencial, podendo ocorrer aulas de forma remota enquanto perdurar a situação da pandemia da Covid-19.

Estima-se que 40 vagas serão oferecidas na formação da primeira turma. A data do Vestibulinho ainda não foi divulgada.

Sobre o curso: O Técnico em Meio Ambiente é o profissional que coleta, armazena e interpreta informações, dados e documentações ambientais. Colabora na elaboração de laudos, relatórios e estudos ambientais. Auxilia na elaboração, acompanhamento e execução de sistemas de gestão ambiental. Atua na organização de programas de educação ambiental, de conservação e preservação de recursos naturais, de redução, reuso e reciclagem. Identifica as intervenções ambientais, analisa suas consequências e operacionaliza a execução de ações para preservação, conservação, otimização, minimização e remediação dos seus efeitos.

Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde.

Mercado de trabalho: instituições públicas (municipais, estaduais e federais, secretarias, órgãos ambientais, unidades de conservação ambiental, entre outras); terceiro setor (constituído por organizações sem fins lucrativos e não governamentais, que tem como objetivo gerar serviços de caráter público); empresas prestadoras de serviços na área Ambiental (análise da qualidade da água, ar, ruído e solo); empresas que possuem ou implementam Sistemas de Gestão Ambiental; estações de tratamento de água, efluentes, resíduos, laboratórios e centros de pesquisa da área Ambiental, industrias no geral, consultorias técnico-ambientais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *